Olá, José! Tudo bem?
Me identifiquei bastante com o seu relato. No início, isso também era um problema para mim. Eu falava alto, gesticulava muito e, às vezes, parecia que eu estava querendo impor algo, mesmo quando a minha intenção era só defender meu ponto de vista.
Com o tempo, fui entendendo que isso fazia parte da minha personalidade. Mas também percebi uma coisa importante: muitas vezes eu não estava apenas falando alto, eu estava falando com presença e autoridade. A diferença está em saber controlar isso.
Você está só falando alto ou está sendo ouvido?
Acho que essa pergunta muda bastante a forma de enxergar a situação. Existe uma diferença entre aumentar o volume por ansiedade e usar uma voz marcante para transmitir firmeza.
Algumas coisas que me ajudaram foram:
1. Gravar minha própria fala
Eu gravava explicando algum assunto e depois ouvia para perceber se minha fala passava confiança ou agressividade.
2. Treinar pausas
Às vezes, uma pausa bem colocada transmite mais autoridade do que simplesmente falar mais alto.
3. Diminuir a velocidade da fala
Quando eu falava rápido e alto, parecia tensão. Quando comecei a falar mais devagar, minha voz alta passou a soar mais como presença.
4. Usar os gestos como apoio
Passei a gesticular para reforçar partes importantes, não o tempo todo. Isso deixou minha comunicação mais limpa.
5. Controlar o início das frases
Começar uma frase em tom mais calmo me ajudou a não deixar a voz subir sem perceber.
No fim, acredito que o objetivo não é apagar esse traço da personalidade, mas aprender a usar melhor. Uma voz forte pode ser um problema quando está descontrolada, mas pode virar uma grande vantagem quando transmite segurança, firmeza e autoridade.