Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Como manter a API depois de finalizar o curso

Nesse curso nós criamos uma fake API dentro do nosso desktop, entretanto, para poder postar o site em algum repositório eu preciso que essa API esteja disponível também em algum repositório.

Alguém poderia me ajudar quanto a isso? No curso seguinte de métodos de Array é utilizado um site dentro do github com o id de github.io, mas não sei como configurar nem se existem outras opções para hospedar os dados da API

1 resposta
solução!

Olá Gabriel! Tudo bem contigo?

Uma opção é hospedar sua API em um serviço de hospedagem na nuvem. Existem várias opções disponíveis, como o Heroku, AWS, Google Cloud, entre outros. Mas infelizmente, nenhum serviço de hospedagem de API atualmente é grátis, no caso, o Heroku, tinha um plano gratuito que poderia ser suficiente para suas necessidades iniciais, mas agora ele se tornou pago.

E sobre aquilo que você viu no outro curso com o link "GitHub.io", na verdade, era só um repositório que contém um JSON que será baixado durante o curso e depois será salvo em um arquivo para criar um JSON-Server em sua máquina para trabalhar durante o curso e o processo de desenvolvimento do projeto.

Em outras palavras, o GitHub.io, é usado principalmente para hospedar páginas estáticas e não é adequado para hospedar uma API. O GitHub.io hospeda arquivos diretamente de repositórios no GitHub configurados como repositórios de páginas do GitHub.

Aqui o propósito desses cursos onde o JSON-Server é usado, na verdade, é mais para com as pessoas estudantes entenderem como fazer requisições, e trabalhar com requisições assíncronas enviadas para um servidor em produção, bem como tratar as respostas recebidas pela API no servidor.

Então, caso você queira dar uma olhada nesses sites de hospedagem paga, eu deixo um artigo que fala sobre os melhores deles:

E lembre-se, cada serviço de hospedagem tem suas próprias instruções e requisitos específicos, então é importante ler a documentação do serviço que você escolher.

Era isso, se precisar conte com a comunidade do fórum![

Abraços e bons estudos!