Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Como limpar caracteres especiais?

Olá pessoal! Estou incrementando o código do jogo de forca adicionando uma função de mostrar as letras já chutadas, impedindo de chutar letras repetidas e limitando os inputs que o usuário pode fazer mas este último ainda não consegui implementar. Pelas minhas pesquisas, o módulo unicodedata seria uma solução mas ainda não consegui fazer isso. Como o faço? Aceito dicas utilizando ou não o módulo mencionado.

Ex: se o usuário digitar ç* ou *ã para maçã, o programa automaticamente converteria para os caracteres c* e *a

1 resposta
solução!

Olá Rafael! Tudo belezinha?

Para remover os acentos e caracteres especiais das palavras, utilizando a bibliotezaunicodedata, você pode utilizar a função normalize da biblioteca e passar como parâmetro a forma de normalização "NFKD". Em seguida, basta utilizar a função encode para converter o resultado em bytes e, por fim, utilizar a função decode para converter novamente em string.

Segue um exemplo de como utilizar a biblioteca:

import unicodedata

palavra = "maçã"
palavra_sem_acento = unicodedata.normalize('NFKD', palavra).encode('ASCII', 'ignore').decode('ASCII')

print(palavra_sem_acento) # resultado: "maca"

Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida estou a disposição.

Abraços. Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software