1
resposta

[Dúvida] Como lidar com múltiplos estilos de aprendizagem?

Olá, pessoal!

Entendi que a aprendizagem é um processo contínuo e pessoal, e que cada pessoa tem um estilo próprio de aprender. A aula apresentou os quatro estilos de aprendizagem — Acomodador, Divergente, Convergente e Assimilador —, mostrando como cada um lida de forma diferente com a informação. Também aprendi que, ao descobrir meu estilo por meio do Inventário de Kolb, posso melhorar meu processo de aprendizado.

Fiquei com uma dúvida: é possível que uma pessoa se identifique com mais de um estilo de aprendizagem ao mesmo tempo? E, nesse caso, como aplicar esse conhecimento na prática para tornar o aprendizado mais eficiente?

Agradeço se alguém puder compartilhar suas experiências ou esclarecer essa questão!

1 resposta

Oi, Iracema! Sua colocação foi muito clara e sua dúvida é excelente! Sim, é totalmente possível que uma pessoa se identifique com mais de um estilo de aprendizagem ao mesmo tempo. Na verdade, isso é até comum, já que nossas preferências podem variar conforme o contexto, o tipo de conteúdo ou até o momento de vida que estamos vivendo.

O modelo de Kolb apresenta os estilos como predominantes, mas não exclusivos — ou seja, uma pessoa pode ter tendências mais fortes para um ou dois estilos, mas também utilizar elementos dos outros conforme a necessidade.

Na prática, conhecer esses estilos nos ajuda a personalizar a forma como buscamos aprender. Por exemplo, se você percebe que tem características de assimiladora e convergente, pode equilibrar momentos de estudo mais analítico com atividades práticas que ajudem a aplicar o conhecimento.

O segredo está em explorar diferentes estratégias e ajustar o que funciona melhor para você em cada situação. A autorreflexão e a flexibilidade são grandes aliadas nesse processo!