Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Como lidar com a frustração ao mudar de ambiente de programação?

Boa noite pessoal! Tudo bem com vocês?

Meu nome é Gabriel Ferreira Amorim, sou aluno novo aqui na Alura e queria perguntar para vocês devs mais experientes como posso lidar com a frustração durante a aprendizagem da programação.

Primeiramente, já quero avisar que não tem sido fácil para mim. Faço curso de desenvolvimento de sistemas na Etec e tive que me transferir para outra unidade, pois comecei a trabalhar. Nessa nova Etec, estou vivendo um inferno por causa do Java, uma linguagem de programação que eu não tinha visto anteriormente. Minhas duvidas quase sempre com coisas básicas que eu já tinha visto anteriormente em outra linguagem de programação, como exemplo, o Portugol (pseudocódigo né).

Eu realmente não sei se devo tentar entender apenas a parte que tenho duvidas ou se vou ter que ver toda a parte básica do Java para me alinhar com meus colegas de sala. O que vocês acham?

Vocês poderiam me dar dicas, conselhos, mensagens me motivando ou qualquer coisa que me deixe melhor em relação à essa mudança forçada que estou vivendo? obs: estou adorando a plataforma da Alura! nota 10/10.

2 respostas
solução!

Fala Gabriel, de boa ?

Cara programação no inicio é assim mesmo, tu acabou pegando uma linguagem super legal de mexer e super tranquila de entender que é o portugol, quando mudou um pouco o contexto, indo pro java, talvez tu tenha tido um choque de realidade, assustaria se você não tivesse. O importante nesse primeiro ponto é entender que as coisas que tu fazia na outra linguagem vão ser "traduzidas" para qualquer outra, como por exemplo: condicionais, fluxos de repetição... Acredito que talvez tu tenha entrado talvez numa turma onde a galera já pegou essa primeira etapa e já tenha visto orientação a objetos, que ai possivelmente vai deixar você um pouco para trás, pelo menos no começo, mas não se assuste, java é uma linguagem um pouco "verbosa", mas depois de um tempo tu pega prática e faz de olhos vendados.

Acredito que se tu fizer os cursos de Orientação a objetos em java aqui na plataforma já vá te deixar basicamente no mesmo nível que a galera ai, fora que vai ser algo super bacana para ti também.

No "mundo real" (que a galera fala quando tá na faculdade se referindo ao mercado de trabalho) as coisas geralmente são um pouco mais tensas kkk, por exemplo, você sai de um projeto onde você tem muito domínio das ferramentas e cai em outro onde não domina quase nada ou pouco sabe das ferramentas e ainda assim precisa desenvolver algo, na maioria das empresas que isso acontece, a galera tem um pouco de empatia e deixa tu ir se familiarizando, estudando e se preparando, então fique tranquilo, isso acontece com todo mundo!

Obrigado pela resposta, Matheus!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software