Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Como integrar o controle de Acesso a API de Filmes feita nos cursos pré requisitos

Durante o curso me surgiu uma dúvida sobre a integração desse controle de acesso de usuários. Por exemplo, no cursos pré requisitos fizemos uma API de filmes, então vamos supor que o site que esta sendo construido com essa API de filmes necessite de fazer o controle de acesso de usuários, e o ponto que estou levantando é: A API de filmes estará separa da API de Controle de Acesso(no caso seriam dois projetos diferentes), ou eu adaptaria um controle de acesso dentro da API de filmes para que o site tenha esse controle de acesso? Gostaria de saber disso pois tenho interesse em fazer um projeto completo com o controle de acesso de usuários e uma API para ser consumida assim como a de filmes que fizemos no decorrer dos cursos, ou seja um Back-end completo de um site. Desde já agradeço a disposição. Atenciosamente João Marcelo.

2 respostas
solução!

Olá João Marcelo! Tudo beleza?

Ótima pergunta! No caso de um projeto completo com controle de acesso de usuários e uma API de filmes, existem diferentes abordagens que você pode considerar.

Uma opção é ter a API de filmes e a API de controle de acesso como projetos separados. Dessa forma, cada API teria sua própria responsabilidade e poderia ser escalada e mantida de forma independente. A API de controle de acesso seria responsável por autenticar e autorizar os usuários, enquanto a API de filmes seria responsável por fornecer os dados dos filmes. O site então faria chamadas para ambas as APIs conforme necessário.

Outra opção é adaptar um controle de acesso dentro da API de filmes. Nesse caso, você poderia adicionar funcionalidades de autenticação e autorização diretamente na API de filmes, para que ela também seja responsável pelo controle de acesso dos usuários. Isso pode ser útil se você tiver requisitos específicos ou se quiser simplificar a arquitetura do seu projeto.

A escolha entre essas abordagens depende das necessidades e requisitos do seu projeto. É importante considerar a escalabilidade, a manutenibilidade e a segurança ao tomar essa decisão.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas! Se tiver mais perguntas, estou à disposição.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Perfeito! Agradeço a atenção, sanou minha dúvida por completo!