Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Como iniciar/abrir uma negociação na prática??

Fiz o curso completo e aprendi bastante sobre preparação, técnicas e estratégias de negociação. Mas fiquei com uma dúvida que não vi sendo respondida ao longo do conteúdo (só encontrei uma menção rápida em uma parte que acho que se chamava "estágio preliminar", mas não foi aprofundado).

Minha dúvida é sobre a abertura da negociação: antes de aplicar qualquer técnica, como eu chego até a outra pessoa e inicio essa conversa?? Existe uma forma, uma frase ou um jeito de me apresentar para que ela entenda que aquilo é uma negociação, sem soar estranho ou direto demais (tipo simplesmente dizer "quero negociar algo com você")??

Vou dar dois exemplos práticos para ilustrar:

• Quero cursar uma faculdade, mas já estudei por conta própria algumas matérias da grade. Não quero perder tempo cursando o que já sei. Como eu chegaria até a instituição para negociar a dispensa dessas matérias??
  • Encontrei uma oportunidade em uma plataforma e tenho interesse em me tornar sócio (ou até proprietário). Como eu chegaria até a pessoa responsável para abrir essa conversa??

Minha dúvida não é sobre as duas situações em si, mas sobre o "primeiro passo" em comum entre elas: como fazer essa abertura inicial de forma natural, para que a outra pessoa entenda a intenção de negociar??

1 resposta
solução!

Olá, Lucas! Tudo bem?

Obrigado por trazer essa pergunta ao fórum!

A abertura de uma negociação é um momento de fato crucial, pois estabelece o tom para toda a conversa. Vou deixar algumas sugestões que podem ajudar:

1. Seja claro e direto, mas amigável: É importante que a outra pessoa entenda sua intenção sem que você pareça agressivo ou muito direto. Você pode começar com uma introdução amigável e, em seguida, expressar seu interesse de forma clara. Por exemplo, no caso da faculdade, você poderia dizer: "Olá, sou Lucas e estou muito interessado em cursar a faculdade. Notei que já estudei algumas matérias por conta própria e gostaria de conversar sobre a possibilidade de dispensá-las. Poderíamos discutir isso?"

2. Mostre interesse e valor: Demonstre que você valoriza a outra parte e que está interessado em encontrar uma solução benéfica para ambos. No exemplo da oportunidade de se tornar sócio, você poderia começar com: "Olá, sou Lucas e estou muito impressionado com a plataforma. Acredito que posso agregar valor e gostaria de explorar a possibilidade de uma parceria. Podemos conversar sobre isso?"

3. Faça perguntas abertas: Isso pode ajudar a iniciar a conversa de forma mais natural e menos impositiva. Perguntas como "Você teria um momento para discutirmos uma possível parceria?" ou "Podemos conversar sobre como posso contribuir para a instituição?" podem abrir espaço para uma negociação mais fluida.

4. Prepare-se para ouvir: A abertura é também um momento para ouvir a outra parte. Esteja preparado para entender as necessidades e preocupações deles, o que pode ajudar a guiar a negociação de forma mais eficaz.

Por fim, quero deixar uma tarefa de casa especial pra você, pesquisar sobre o efeito rapport. Uma técnica de comunicação e psicologia usada para criar conexão, empatia e confiança mútua instantânea com outra pessoa. Os pilares principais dessa prática envolvem o espelhamento corporal, a escuta ativa e a sintonia no tom de voz.

Espero que essas dicas ajudem você a se sentir mais confiante ao iniciar suas negociações.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado