Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Como funciona o armazenamento do mysql>

Fiquei na dúvida sobre o armazenamento, tipo você instalou o mysql no ubuntu e vai criar um banco de dados, onde ele vai ficar armaznado e qual o espaço dele? essa parte ficou um pouco abstrato pra mim

1 resposta
solução!

Olá, Felipe! Como vai?

Quando você instala o MySQL no Ubuntu (ou em qualquer outro sistema operacional), ele cria uma estrutura de diretórios específica para armazenar os dados dos bancos de dados que você cria.

Onde os dados são armazenados?

Por padrão, no Ubuntu, o MySQL armazena os dados no diretório /var/lib/mysql. Dentro desse diretório, cada banco de dados que você cria terá seu próprio subdiretório. Por exemplo, se você criar um banco de dados chamado meu_banco, haverá uma pasta /var/lib/mysql/meu_banco que conterá todos os arquivos relacionados a esse banco de dados.

Dependendo da versão do MySQL e do sistema operacional, a estrutura de pastas pode ser um pouco diferente, mas a ideia geral continua a mesma.

Qual o espaço de armazenamento?

O espaço de armazenamento que um banco de dados MySQL ocupará depende do tamanho dos dados que você inserir nele. Não há um limite fixo; o espaço utilizado crescerá conforme você adicionar mais dados. O limite real será determinado pelo espaço disponível no disco onde o diretório /var/lib/mysql está localizado.

Como verificar o espaço utilizado?

Você pode verificar o espaço utilizado pelo MySQL com comandos do sistema operacional. Por exemplo, para ver o espaço ocupado pelo diretório de dados do MySQL, você pode usar o comando:

du -sh /var/lib/mysql

Isso mostrará o tamanho total ocupado por todos os bancos de dados no MySQL. Para ver o espaço ocupado por um banco de dados específico, você pode usar:

du -sh /var/lib/mysql/meu_banco

Conforme o banco de dados é utilizado, são gerados logs e arquivos que podem ocupar espaço na memória, além dos dados que estão armazenados. Pessoas com o cargo de DBA (Data Base Analyst) são encarregadas por gerenciar o banco de dados para otimizar o uso da memória e excluir arquivos desnecessários - mas isso é um assunto bem mais avançado e específico.

Espero ter esclarecido suas dúvidas! Fico à disposição.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!