1
resposta

[Dúvida] Como ficam as tabelas dimensão e fato quando a base de dados é atualizada?

Olá, pessoal! Tudo bem?

Estou com uma dúvida sobre a estrutura das tabelas criadas no projeto, principalmente as tabelas dimensão e fato.

Quando a base de dados original é atualizada, por exemplo, quando a planilha do Excel é substituída por outra versão com dados novos, como ficam as tabelas que já foram criadas?

Minha dúvida é: ao atualizar a fonte de dados, as tabelas dimensão e fato são atualizadas automaticamente mantendo a mesma estrutura, ou é necessário recriar/ajustar essas tabelas manualmente?

Também gostaria de entender se existe algum cuidado específico para garantir que as relações entre as tabelas continuem funcionando corretamente após essa atualização.

Obrigada!

1 resposta

Ei, Renata! Tudo bem?

Agradeço por aguardar o nosso retorno.

Quando você atualiza a base de dados origina as tabelas podem ser atualizadas automaticamente, desde que a estrutura da nova base de dados seja compatível com a anterior. Ou seja, os nomes das colunas e os tipos de dados devem permanecer os mesmos para que a atualização ocorra sem problemas.

Se a estrutura da base de dados for alterada, pode acontecer de ter que ajustar as tabelas manualmente no Power BI. Isso pode incluir a atualização de relações entre tabelas ou a modificação de medidas e cálculos DAX que dependem dessas colunas.

Para garantir que as relações entre as tabelas continuem funcionando após uma atualização, é importante conferir se os campos utilizados para criar essas relações ainda existem e estão certos na nova base de dados. E é sempre uma boa prática testar suas visualizações e relatórios após uma atualização para garantir que tudo esteja funcionando conforme esperado.

Material Complementar
Esse conteúdo pode estar em inglês, para traduzi-lo utilize o tradutor automático do navegador ou clique com o botão direito do mouse sobre a página e selecione a opção Traduzir para o português.

Espero ter ajudado, se alguma dúvida surgir pode compartilhar no fórum, combinado?

Bons estudos e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado