Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Como fazer uma correção em entrevista com recrutador não-técnico

Olá!

Tenho uma dúvida: durante a entrevista com um recrutador não-técnico (que não domine o assunto para a área ofertada), caso esse recrutador diga alguma informação incorreta que possa me prejudicar na avaliação, eu devo corrigi-lo? Ou posso soar arrogante se fizer isso? Como fazer essa correção?

Exemplo de uma situação hipotética: durante a entrevista, o recrutador fala que estão buscando uma pessoa com experiência em banco de dados, mas que ele viu que eu não tenho. Só que no meu currículo consta "experiência de X anos com SQL/Oracle", que são tecnologias de banco de dados. Talvez por falta de conhecimento do recrutador, ele não tenha percebido que isso é experiência com banco de dados (já que as palavras "banco de dados" não foram explicitamente colocadas no currículo). Em um caso assim, eu posso interromper o recrutador e fazer uma correção?

Obrigado.

1 resposta
solução!

Olá, Matheus, tudo bem?

Em casos como o do seu exemplo, não vejo problemas em explicar que sim, você teria a experiência pedida. A questão não é tanto sobre interromper e corrigir a pessoa recrutadora e sim sobre como você fará isso. Esse será o diferencial para que não pareça arrogante. Uma boa maneira de introduzir esse tipo de diálogo é devolvendo a pergunta para as pessoas recrutadoras. Nesse caso, você poderia perguntar: "Vocês pedem experiência em algum banco de dados específico? Tenho experiência em SQL/Oracle, porém, caso utilizem outra linguagem, posso procurar aprender."

Também é importante destacar os seus pontos fortes que se relacionam com os pontos pedidos pela vaga. Dessa forma você se antecipa e diz quais são suas experiências e como elas se relacionam com o que a vaga busca e não deixa espaço para possíveis dúvidas como a que você exemplificou. No mais, a sua sinceridade e respeito com as pessoas recrutadoras sem dúvidas são valiosas para a contratação.

Te desejo sucesso na sua jornada! Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

Se essa resposta te ajudou, marque como solução ✓. Bons estudos!