1
resposta

[Dúvida] Como fazer um bencharking entre areas do próprio RH?

Trabalho no departamento de remuneração dentro do RH de uma empresa, e escuto pelos corredores do próprio RH que meu departamento tem várias falhas. Minha dúvida é como fazer um benchmarking entre os diversos setores do RH e aplicar isso de forma assertiva para que possamos ser melhor avaliados pelos nossos clientes internos (outras áreas do RH).

1 resposta

Olá, Antonio!

Fico feliz em ver que você está buscando maneiras de melhorar o departamento de remuneração dentro do RH da sua empresa. O benchmarking é uma ótima ferramenta para isso!

Para realizar um benchmarking entre os diversos setores do RH, é importante seguir alguns passos. Primeiro, é necessário identificar quais são as áreas do RH que você deseja comparar. Por exemplo, você pode querer comparar o departamento de recrutamento e seleção com o departamento de treinamento e desenvolvimento.

Em seguida, é importante definir quais métricas e indicadores você irá utilizar para fazer essa comparação. Por exemplo, você pode comparar o tempo médio de contratação entre os setores ou o índice de satisfação dos colaboradores em cada área.

Depois disso, você pode buscar empresas ou organizações que possuam setores de RH similares aos que você deseja comparar. É importante lembrar que o benchmarking pode ser feito tanto com empresas concorrentes quanto com empresas de outros setores, desde que possuam características semelhantes ao seu departamento de RH.

Uma forma de realizar o benchmarking é entrar em contato com essas empresas e solicitar informações sobre as práticas adotadas em seus setores de RH. Você pode realizar entrevistas, visitas técnicas ou até mesmo trocar informações por meio de grupos de discussão ou fóruns online.

Após coletar essas informações, você poderá analisar os dados e identificar as melhores práticas utilizadas pelos outros setores de RH. Em seguida, é importante adaptar essas práticas à realidade da sua empresa e implementá-las de forma assertiva.

Lembre-se de que o benchmarking é um processo contínuo, e é importante monitorar constantemente os resultados obtidos e realizar ajustes quando necessário.

Espero ter ajudado! Bons estudos e sucesso na melhoria do seu departamento de remuneração!

Antonio, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!