1
resposta

[Dúvida] Como fazer o commit pelo Source control

!Estou fazendo o curso do git git Rub, estou na parte onde estamos aprendendo a fazer o commit de uma forma mais rápida pelo Souce Control, mas quando vou clicar para fazer o commit aparece uma notificação escrita " Make sure you configure your user.name and user.email in git" sendo que eu já coloquei o meu nome e e-mail lá no git, e quando clico em Open Git Log abre meio que um terminal, não sei pque fazer, se alguém puder me ajudar agradeço, obrigado.

1 resposta

Oi Leonardo! Tudo bem?

Esse erro acontece quando o Git não consegue identificar suas configurações de usuário (user.name e user.email), mesmo que você já tenha configurado.

Passo a passo para resolver o problema:

1. Verifique suas configurações atuais:

• Abra o terminal (ou Git Bash, se estiver no Windows) e digite:

git config --list

• Verifique se user.name e user.email aparecem na lista com os valores corretos.

2. Configure o user.name e user.email:

• Se as configurações não estiverem corretas ou não aparecerem, configure-as novamente:

git config --global user.name "Seu Nome"
      git config --global user.email "seu-email@exemplo.com"

• Substitua "Seu Nome" pelo seu nome e "seu-email@exemplo.com" pelo e-mail que você usa no GitHub.

3. Verifique novamente:

• Depois de configurar, execute novamente:

git config --list

• Agora, user.name e user.email devem aparecer corretamente.

4. Reinicie o VS Code (ou editor que estiver usando):

• Feche e abra novamente o VS Code para garantir que ele reconheça as novas configurações.
  5. Tente fazer o commit novamente:

• Agora, tente fazer o commit pelo Source Control. O erro não deve mais aparecer.

Se o problema persistir:

• Verifique se você está usando o terminal integrado do VS Code ou outro terminal. Às vezes, o terminal integrado pode não reconhecer as configurações globais do Git.

• Se estiver usando o terminal integrado, tente configurar o user.name e user.email diretamente nele:

git config --global user.name "Seu Nome"
    git config --global user.email "seu-email@exemplo.com"

Espero ter ajudado.