Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Como fazer no RDS

Como seria feito no RDS ? Pois não tenho acesso ao server...
Obs. Sei que temos o paramter group para mudar as config. Mas como acessar o arquivo para configurar a tabela de logs ?

1 resposta

Oi, Alex! Tudo bem?

No RDS a lógica muda porque a AWS não dá acesso ao sistema operacional ou sistema de arquivos do servidor, então não dá pra abrir o postgresql.conf ou navegar até a pasta de logs como fizemos na aula. Mas dá para tentar de outras formas:

1. Configuração)
Os parâmetros log_min_duration_statement = 0 e log_statement = all vão no Parameter Group mesmo, e são dinâmicos (não pedem reboot). Já o log_filename não existe como opção no RDS, pois a AWS gerencia a nomenclatura e rotação dos logs automaticamente.

2. Acessando o conteúdo dos logs
Como não tem acesso ao arquivo diretamente, as opções são:

AWS CLI: dá pra listar e baixar os logs via linha de comando:

aws rds describe-db-log-files --db-instance-identifier meu-banco
aws rds download-db-log-file-portion --db-instance-identifier meu-banco --log-file-name error/postgresql.log.2026-08-11-14 --output text

Nosso script em PowerShell poderia ser adaptado pra chamar o AWS CLI em vez de abrir um arquivo local, e depois seguir a mesma lógica de busca pelas palavras instrução: e duração:.

CloudWatch Logs: habilitando a exportação de logs no Parameter Group, o PostgreSQL manda os logs automaticamente pro CloudWatch, onde dá pra consultar, filtrar e até automatizar processamento (via Lambda, por exemplo) sem precisar baixar arquivo nenhum.

3. Uma alternativa mais simples
Se o objetivo é só monitorar duração de queries, vale considerar a extensão pg_stat_statements (habilitada via shared_preload_libraries no Parameter Group, o que exige reboot). Com ela, dá pra consultar estatísticas agregadas direto no banco, sem mexer com log parsing:

SELECT query, calls, total_exec_time, mean_exec_time
FROM pg_stat_statements
ORDER BY total_exec_time DESC
LIMIT 20;

Nota: o código acima é apenas uma sugestão, talvez seja necessário fazer adaptações.

Portanto, o parameter group resolve a parte de configuração, mas o acesso ao conteúdo do log em si precisa passar pelo CLI/API da AWS ou pela exportação pro CloudWatch. Não existe o caminho direto ao arquivo como no ambiente da aula.

Pra explorar mais a fundo, aqui vão algumas documentações:

O link está em inglês, mas você poderá utilizar a tradução automática do navegador

Faz sentido pra você?

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!