Como seria feito no RDS ? Pois não tenho acesso ao server...
Obs. Sei que temos o paramter group para mudar as config. Mas como acessar o arquivo para configurar a tabela de logs ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como seria feito no RDS ? Pois não tenho acesso ao server...
Obs. Sei que temos o paramter group para mudar as config. Mas como acessar o arquivo para configurar a tabela de logs ?
Oi, Alex! Tudo bem?
No RDS a lógica muda porque a AWS não dá acesso ao sistema operacional ou sistema de arquivos do servidor, então não dá pra abrir o postgresql.conf ou navegar até a pasta de logs como fizemos na aula. Mas dá para tentar de outras formas:
1. Configuração)
Os parâmetros log_min_duration_statement = 0 e log_statement = all vão no Parameter Group mesmo, e são dinâmicos (não pedem reboot). Já o log_filename não existe como opção no RDS, pois a AWS gerencia a nomenclatura e rotação dos logs automaticamente.
2. Acessando o conteúdo dos logs
Como não tem acesso ao arquivo diretamente, as opções são:
AWS CLI: dá pra listar e baixar os logs via linha de comando:
aws rds describe-db-log-files --db-instance-identifier meu-banco
aws rds download-db-log-file-portion --db-instance-identifier meu-banco --log-file-name error/postgresql.log.2026-08-11-14 --output text
Nosso script em PowerShell poderia ser adaptado pra chamar o AWS CLI em vez de abrir um arquivo local, e depois seguir a mesma lógica de busca pelas palavras instrução: e duração:.
CloudWatch Logs: habilitando a exportação de logs no Parameter Group, o PostgreSQL manda os logs automaticamente pro CloudWatch, onde dá pra consultar, filtrar e até automatizar processamento (via Lambda, por exemplo) sem precisar baixar arquivo nenhum.
3. Uma alternativa mais simples
Se o objetivo é só monitorar duração de queries, vale considerar a extensão pg_stat_statements (habilitada via shared_preload_libraries no Parameter Group, o que exige reboot). Com ela, dá pra consultar estatísticas agregadas direto no banco, sem mexer com log parsing:
SELECT query, calls, total_exec_time, mean_exec_time
FROM pg_stat_statements
ORDER BY total_exec_time DESC
LIMIT 20;
Nota: o código acima é apenas uma sugestão, talvez seja necessário fazer adaptações.
Portanto, o parameter group resolve a parte de configuração, mas o acesso ao conteúdo do log em si precisa passar pelo CLI/API da AWS ou pela exportação pro CloudWatch. Não existe o caminho direto ao arquivo como no ambiente da aula.
Pra explorar mais a fundo, aqui vão algumas documentações:
download-db-log-file-portionO link está em inglês, mas você poderá utilizar a tradução automática do navegador
Faz sentido pra você?
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!