1
resposta

[Dúvida] Como fazer a tabela de decisão para fluxos (exemplo fluxo Cadastro)

Olá! Estou com uma dúvida em relação a tabela de decisão. Como eu faço para saber que contemplei todo o fluxo, sem colocar colunas a mais na tabela de forma desnecessária?

Crie esse exemplo aplicando a tabela no fluxo de cadastro:

Variáveis12345
Campos preenchidos?SimSimSimSimNão
email único?SimNãoSimSim?
senha > 8 ?SimSimNãoSim?
confirmar senha == senha ?SimSimSimNão?
Saída esperadaCadastrar usuário e redirecionar para a Tela de LogingMensagem de erro: email deve ser únicoMensagem de erro: senha deve ser maior que 8 caracteresMensagem de erro: confirmar senha deve ser igual a senhamensagem de erro: todos os campos devem ser preenchidos

Dessa forma, eu estaria já englobando todo o fluxo, ou tem mais que deveria ser colocado? (penso por exemplo se é necessário colocar uma coluna para email não unico e senha menor que 8 por exemplo)

Além disso, preciso identificar o resto das variáveis toda vez? Como no fluxo 5, se a pessoa não preencher todos os campos, o erro já aconteceria e não iria para a verificação de email e senha.

1 resposta

Olá, Luciano! Beleza?

Ótima pergunta! A tabela de decisão é uma ferramenta muito útil para mapear os diferentes cenários de um fluxo de cadastro, como no exemplo que você deu.

Para garantir que você contemplou todos os possíveis cenários, é importante analisar todas as condições que podem ocorrer durante o fluxo. No seu exemplo, você já considerou algumas condições importantes, como campos preenchidos, email único, senha maior que 8 caracteres e confirmação de senha igual à senha.

No entanto, é sempre bom verificar se existem outras condições que podem afetar o fluxo. Por exemplo, você mencionou se é necessário colocar uma coluna para email não único e senha menor que 8 caracteres. Se essas são condições que podem ocorrer no seu sistema, então seria interessante adicionar essas colunas à tabela de decisão. Dessa forma, você garante que todos os cenários possíveis estão sendo considerados.

Quanto à sua segunda pergunta, é importante identificar todas as variáveis relevantes para cada fluxo. No caso do fluxo 5, se a pessoa não preencher todos os campos, o erro já aconteceria e não iria para a verificação de email e senha. Nesse caso, você pode considerar que as variáveis "email único" e "senha maior que 8 caracteres" não são relevantes, já que o erro ocorre antes dessas verificações. Portanto, você não precisaria incluir essas variáveis na tabela de decisão para esse fluxo específico.

Em caso de dúvidas, me coloco à disposição.

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!