Toda vez eu me pergunto isso, sinto medo de falar em público. No ambiente corporativo, não consigo falar e se expressar. Preciso de algumas dicas para vencer esse medo
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Toda vez eu me pergunto isso, sinto medo de falar em público. No ambiente corporativo, não consigo falar e se expressar. Preciso de algumas dicas para vencer esse medo
Olá, Jaiane! Como vai?
Entendo sua preocupação e é completamente normal sentir-se nervosa ao falar em público. Vou te dar algumas dicas que podem te ajudar a lidar com a timidez e o medo de falar em público.
Preparação: Antes de qualquer apresentação, é importante que você entenda bem o que precisa ser apresentado, quais são os recursos disponíveis, seu domínio sobre o tema e as estratégias definidas pelo grupo. Isso te dará mais confiança.
Aceitar o medo: É normal sentir medo ou nervosismo ao falar em público. Aceitar esse sentimento ao invés de tentar eliminá-lo pode te ajudar a lidar melhor com a situação.
Valorizar a coragem: Lembre-se da frase de Aristóteles: "Você jamais conseguirá fazer coisa alguma no mundo sem coragem." Valorize mais sua coragem do que sua segurança. Encarar desafios pode trazer grandes recompensas.
Aprender com os erros: Nem sempre conseguimos alcançar o resultado que desejamos. No entanto, lidar com erros e falhas faz parte do processo de aprendizagem e contribui para a experiência profissional.
Prática: A prática leva à perfeição. Quanto mais você pratica, mais confortável você fica. Comece com pequenas apresentações e vá aumentando gradativamente.
Espero que essas dicas te ajudem a enfrentar o medo de falar em público. Lembre-se, cada pequeno passo é uma vitória. Espero ter ajudado e bons estudos!