Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Como extrair mais informações a partir de uma subtração /união / Intersecção

Bom dia a todos

Minha dívida surgiu a partir da operação de subtração feito na aula:

π id_vendedor (Vendedores) - π id_vendedor_vendas (Vendas)

Com essa operação conseguimos o id dos vendedores que não fizeram vendas. Resultado apresentado:

Vendedores.id_vendedor
5
6

Mas o que eu queria é: a partir desse resultado, apresentar o nome dos vendedores que não venderam ao invés de apresentar o id

E o mesmo vale para união / Intersecção.

π id_livro (LivroMaisVendidos) ∩ π id_livro (LivrosRecomendados)

Neste caso, saber quais são os nomes dos livros que estão em ambas as tabelas ao invés de apresentar o id

π id_livro (LivroMaisVendidos) ∪ π id_livro (LivrosRecomendados)

Neste caso, saber quais são os nomes dos livros que estão pelo menos em uma das tabelas ao invés de apresentar o id

2 respostas
solução!

Eu juro que não sabia que isso ia ser abordado em uma das aulas seguintes, kkkkkk

Para resolver isso, era só eu fazer a atribuição (=) e reutilizar o resultado da primeira operação para conseguir extrair o nome dos vendedores que não conseguiram vender. Operação que eu tinha que fazer:

vendedores_sem_venda = π id_vendedor (Vendedores) - π id_vendedor_vendas (Vendas)

π id_vendedor, nome (vendedores_sem_venda ⨝ Vendedores) 

Resultado

Vendedores.id_vendedorVendedores.nome
5'Rafael Lima'
6'Júlia Rocha'

Da operação dos livros que estão entre os mais vendidos e mais recomendados:

livros_mais_vendidos_e_recomendados = π id_livro (LivroMaisVendidos) ∩ π id_livro (LivrosRecomendados)

π id_livro,nome_livro (livros_mais_vendidos_e_recomendados ⨝ Livros) 

Da operação dos livros que estão entre vendidos ou dos mais recomendados:

livros_mais_vendidos_ou_recomendados = π id_livro (LivroMaisVendidos) ∪ π id_livro (LivrosRecomendados)

π id_livro,nome_livro (livros_mais_vendidos_ou_recomendados ⨝ Livros) 

Olá Murilo, tudo bem com você?

Fico feliz em saber que você conseguiu solucionar sua dúvida. Seu retorno apresentando uma explicação detalhada dos passos que você seguiu é muito importante, assim, sua postagem será de grande ajuda para os estudantes que possuem dúvidas semelhantes.

Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Abraços e bons estudos!