1
resposta

[Dúvida] Como expandir forma para uma unica direção?

estou manipulando as formas base e acho meio inconveniente quando eu quero expandir a forma e ela cresse para os dois lados igualmente

exemplo: estava fazendo um prédio e coloquei um cubo na base e agora vou expandir o eixo Z para fazer o prédio subir como um retângulo, mas ao mesmo tempo que ele cresce para cima ele também vai para baixo da base e depois eu preciso move-lo ate a base se alinhar de novo.

queria saber se quando manipulo uma forma tenho como faze-la crescer apenas onde estou "puxando" a forma. ou só funciona se eu for no edit mode e subir apenas a face.

1 resposta

Ei, Andre! Tudo bem?

Você pode utilizar o modo de edição (Edit Mode) e manipular apenas a face que deseja mover. No entanto, existe uma maneira de fazer isso no modo de objeto (Object Mode) também.

Quando você está no Object Mode e quer escalar um objeto em uma única direção, você pode usar as teclas de atalho para ajudar. Por exemplo, se você deseja escalar apenas no eixo Z e apenas para cima, você pode:

1. Selecionar o objeto que deseja manipular.
  2. Vá para a barra superior e mude o Pivot Point para "3D Cursor" ou "Bounding Box Center".
  3. Posicione o 3D Cursor na base do cubo (use Shift + S e selecione "Cursor to Selected" após selecionar a face inferior no Edit Mode).
  4. Agora, ao escalar no eixo Z (S + Z), o cubo vai crescer só para cima, mantendo a base fixa.

Uma alternativa é usar a ferramenta de extrusão com restrição no Edit Mode.

1. Selecione a face superior do objeto, pressione E para extrudir e, em seguida, restrinja o movimento ao eixo Z (E + Z).
  2. Isso cria uma nova geometria apenas na direção desejada, sem afetar a base.
Conteúdos relacionados

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Até mais, Andre!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!