1
resposta

[Dúvida] Como executar o compilador

não consigo executar o compilador, escrevo o código no sublime mas não consigo acessar a tela de compilação. Tentei configurar o sublime mas não deu certo.

1 resposta

Bom dia, André! Tudo bem?

Realmente dentro do ambiente do Sublime, na sua versão padrão, não é possível compilar o projeto. O que você pode fazer é abrir um terminal a partir da pasta onde está o projeto e assim fazer a compilação do mesmo.

Vou deixar um GIF mostrando todos os passos feitos na execução no Prompt de Comando:

GIF que mostra os passos para descoberta de pastas com dir e compilação/execução de um arquivo C

Sendo mais descritivo do que é feito, primeiro eu uso o comando "dir" para mostrar os arquivos e pastas que tenho dentro daquela pasta que abrir no terminal, com isso identifico qual é o arquivo que quero compilar, o "teste.c".

Após identificar, eu uso o comando "gcc teste.c -o teste.exe" para compilar o arquivo e transformar a compilação dele em um arquivo executável com o mesmo nome.

Por fim, uso o comando ".\teste.exe" para executar. É importante alertar que é necessário colocar o ponto "." e contra barra "" para conseguir executar.

Espero ter esclarecido e caso tenha mais problemas fico à disposição para ajudar!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.