Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Como executa corretamente o "numero secreto"?

Pessoal, desculpem a ignorância.

Mas, como faz para rodar o"numero-secreto" em um browser? Vi que parece haver um IP associado ao .html que controla o jogo...

Alguém pode dar dica de disciplinas da Alura que me capacite a construir esse "servidor"?

Agradeço antecipadamente, abraço. Fabio

4 respostas

Olá, Fabio! Parece que sua dúvida está um pouco fora do contexto da aula em questão, que é sobre o uso do Git e GitHub, mais especificamente sobre desfazer um commit, talvez você tenha aberto o tópico no contexto do curso errado, aqui na Alura você consegue abrir os tópicos no contexto da aula do curso, para assim facilitar quem for ajudar na dúvida. No entanto, entendo que você queira saber como rodar um arquivo HTML em um navegador e como construir um servidor para isso.

Para rodar um arquivo HTML em um navegador, você não precisa necessariamente de um servidor. Basta abrir o arquivo no navegador. Por exemplo, se você tem um arquivo chamado "numero-secreto.html" no seu computador, você pode abrir o navegador, clicar em "Abrir arquivo" (ou algo semelhante, dependendo do navegador que você está usando) e selecionar o arquivo "numero-secreto.html".

Seria isso? Qual curso você está?

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Obrigado pelo contato, Renan.

Eu sei que a duvida ficou um tanto fora do contexto do curso, que é este mesmo Git/GitHub, o qual tenho acompanhado com interesse e com boa compreensão. No entanto, me ocorreu essa curiosidade paralela de como construir um servidor em uma máquina de modo a hospedar aplicações em .html., coisa que ainda não travei conhecimento. De fato, eu abri sem dificuldades o numero-secreto.html executando o proprio arquivo diretamente com o Ctrl+O do chrome. ok, deu certo e rodou certinho.

Mas, ficou a dúvida se tem alguma formação na ALURA que me instrua em como posso aprender a montar um servidor em uma máquina e acessar .htmls não abrindo diretamente em uma pasta, mas por chamados remotos (como A Gabrielle e o Rodrigo acho que fizeram...). um abraço e obrigado

solução!

No caso, o próprio GitHub disponibiliza essa ferramenta. Com seu projeto já no repositório, é possível ativar o GitHub Pages, o que resultará na geração de um link para acessar seu projeto em funcionamento. Outra opção é a Vercel, que sincroniza com seu código no GitHub e gera o respectivo link.

Veja nessas duas aulas do curso "Html e Css: Praticando Html/Css", A instrutora Moni ensina a colocar o projeto no GitHub Pages e na Vercel se preferir:

GitHub Pages: https://cursos.alura.com.br/course/html-css-praticando-html-css/task/103172

E nessa aula na Vercel: https://cursos.alura.com.br/course/html-css-praticando-html-css/task/103173

Espero que isso ajude. Qualquer coisa manda aqui de novo.

Perfeito Renan. MUITO obrigado pela dica. abraço