1
resposta

[Dúvida] Como eu instalo o Docker em outro Hd Externo?

Já tenho o Docker instalado em meu Ubuntu 22.04, porem o notebook que eu utilizo para estudo tem pouco espaço hd, pois e um hd flash. Eu tenho um Hd externo para isso porém no consigo instalar o Docker nele e não consigo transferir as imagens que sao mais pessadas para esse hd.

1 resposta

Olá, Eduardo!

Entendo que você está enfrentando problemas para instalar o Docker em um HD externo e transferir imagens mais pesadas para esse HD. Vou tentar te ajudar com isso.

O Docker, por padrão, é instalado e armazena suas imagens no HD principal do sistema. No entanto, você pode alterar o local de armazenamento das imagens Docker para um HD externo. Aqui estão os passos:

  1. Primeiro, você precisa parar o Docker. Você pode fazer isso com o seguinte comando no terminal:

    sudo systemctl stop docker
    
  2. Em seguida, você precisa mover o conteúdo da pasta atual do Docker para o HD externo. Suponha que o caminho para o seu HD externo seja /mnt/externalHD, você pode fazer isso com o seguinte comando:

    sudo mv /var/lib/docker /mnt/externalHD/
    
  3. Agora, você precisa criar um link simbólico para a nova localização do Docker. Você pode fazer isso com o seguinte comando:

    sudo ln -s /mnt/externalHD/docker /var/lib/docker
    
  4. Finalmente, você pode iniciar o Docker novamente. Você pode fazer isso com o seguinte comando:

    sudo systemctl start docker
    

Depois de seguir esses passos, o Docker deve agora estar usando o seu HD externo para armazenar suas imagens.

Lembre-se de substituir /mnt/externalHD pelo caminho correto para o seu HD externo.

Espero ter ajudado e bons estudos!