1
resposta

[Dúvida] Como eu converto texto em números únicos?

Queria atribuir números as categorias na base de dados, pois elas aparecem repetidas.

E com os números únicos talvez eu consiga representar as categorias no gráfico com porcentagem mais assertiva. fazendo cliente x categoria.

1 resposta

Oi, Cinthia! Tudo certo contigo?

Desculpe pelo tempo que aguardou por uma resposta.

Para realizar essa mudança de valores, podemos substituí-los no Power Query! Abaixo, estarei apresentando o passo a passo que precisamos realizar neste processo, observe:

  1. Estando na aba "Página Inicial" do Power BI, clique em "Transformar Dados";

  2. Com o editor do Power Query aberto, localize a tabela Produto;

  3. Na tabela Produto, clique sobre o nome da coluna Categoria com o botão direito do mouse e escolha a opção "Substituir Valores":

    Seleção da opção de substituir valores, no Power Query Editor.
  4. Feito isso, basta escrever em "Valor a Ser Localizado" o nome da categoria que você deseja alterar e em "Substituir por", o número que deseja atribuir a tal categoria!

  5. Dessa forma, basta repetir os passos 3 e 4 até alterar todos os valores;

  6. Clique novamente com o botão direito do mouse sobre a coluna Categoria, selecione o item "Alterar Tipo" e escolha a opção "Número inteiro":

    Seleção da opção de alterar tipo de dado para número inteiro, no Power Query Editor.

Pronto! Agora é só clicar no botão "Fechar e aplicar", localizado no canto superior esquerdo do Power Query, para salvar as alterações.

Espero que isso ajude, Cinthia. Conte comigo em caso de dúvidas.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software