Olá tudo bem? sou novo por aqui e tenho uma dúvida de como estudar o curso faço junto com o professor? assisto e faço depois tenho entendido os conceitos aprendo mas quando tento sozinho sempre fico com dúvidas ou tenho que ir ver na aula
Olá tudo bem? sou novo por aqui e tenho uma dúvida de como estudar o curso faço junto com o professor? assisto e faço depois tenho entendido os conceitos aprendo mas quando tento sozinho sempre fico com dúvidas ou tenho que ir ver na aula
Olá, Kauan! Como vai?
Primeiramente, te parabenizo pela jornada de aprender algo novo! Durante esse processo, é comum a gente lidar com algumas dificuldades, a aprendizagem é um exercício contínuo e que cada pessoa vive de maneira diferente.
E sobre os desafios, o objetivo deles é te incentivar na aplicação dos conceitos aprendidos de maneira mais ampla. Mas tem um fator muito peculiar nisso tudo, que é te preparar para os desafios da vida real!
Na vida profissional, por vezes teremos que lidar com situações inusitadas que nos levam a pesquisar e buscar por algo novo. Toda essa experiência, que te projeta para o novo e te desafia, é muito bem-vinda e necessária para te fazer um profissional capaz e resiliente no contexto acadêmico ou corporativo.
Uma dica crucial que posso te dar é aplicar um estudo ativo, que vai além de assistir somente. Então vá no seu ritmo pausando a aula, execute e compreenda todo o código que está sendo ensinado, também faça suas próprias anotações (explicando com as suas palavras). Esse processo é muito eficiente, não só para aprender, mas também para revisitar o material posteriormente.
"Mas, Daniel... Eu tenho facilidade em me perder durante a aula!"
Se esse é o seu caso, eu recomendo uma segunda alternativa ainda mais poderosa: Assistir toda a aula apenas prestando muita atenção no que está sendo falado. E, só depois, você assiste uma segunda vez fazendo tudo que está sendo abordado. Esse é um método de reforço! Ao ver algo pela segunda vez, você está facilitando a transição desse conhecimento da memória de curto prazo para a memória de longo prazo.
E uma sugestão para a interpretação dos desafios: aplique a técnica Dividir para Conquistar. Essa técnica consiste em quebrar um problema grande em subproblemas menores, resolvê-los de forma independente e então combinar os resultados. Observe a imagem abaixo:
A ideia é:
Por fim, seja gentil consigo mesmo nesse processo! Lembre-se de que o aprendizado não é uma linha reta, tem altos e baixos. Momentos em que tudo parece travar e outros em que, de repente, as peças se encaixam. Quando sentir que algo está complicado demais, respire fundo, dê uma pausa e volte com calma depois.
Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.
Abraço e bons estudos!