Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Como é feito afinal atualmente?

No início da aula o prof fala que devemos ajustar a arquitetura de pastas para separar entre produção e desenvolvimento. Contudo conversando com uma amiga ela me falou o seguinte: " essa "troca" de arquivo de TS para JS é feita na hora do deploy .. ou seja, qd a task tá finalizada e vai subir para o servidor. E por isso ele está falando sobre configurar para onde os arquivos irão qd buildar o projeto normalmente é feito pelo tech lead do time e hj já tem a possibilidade de automatizar esse processo com CI/CD que faz toda a mão pra gente" Daí me veio uma dúvida, quando fazemos um projeto com o vite por exemplo nunca precisei realizar essas configurações... E com essa explicação da minha amiga gostaria de saber para quem está no nível jr se o que está na aula é de fato o dia a dia de um dev nesse nível

1 resposta
solução!

Oii, tudo bem?

O que o professor explicou na aula é uma prática comum em projetos que utilizam TypeScript. Normalmente, temos uma pasta para o código de desenvolvimento (geralmente chamada de src), onde ficam os arquivos .ts, e uma pasta para o código de produção (geralmente chamada de dist), onde ficam os arquivos .js compilados.

Agora, sua amiga também tá correta. Hoje em dia, muitas empresas utilizam ferramentas de Integração Contínua / Entrega Contínua (CI/CD) para automatizar o processo de compilação e deploy. Neste caso, a "troca" de arquivos de TS para JS é feita automaticamente pela ferramenta de CI/CD no momento do deploy.

Sobre o nível júnior, é importante entender tanto o processo manual de compilação e organização dos arquivos (como explicado na aula), quanto o uso de ferramentas que automatizam esse processo (como o Vite e as ferramentas de CI/CD). Isso porque, dependendo do projeto ou da empresa, você pode se deparar com ambos os cenários.

Por exemplo, imagine que você esteja trabalhando em um projeto que ainda não tem uma ferramenta de CI/CD configurada. Nesse caso, você precisará fazer a compilação manualmente, como explicado na aula. Por outro lado, se o projeto já tiver uma ferramenta de CI/CD configurada, ou estiver utilizando uma ferramenta como o Vite, então esse processo será automatizado.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.