Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Como desenvolver essa percepção de qual o melhor método

Bom dia, achei o conteúdo da aula muito interessante, no entanto fiquei com uma dúvida. Existem, pelo que entendi, caminhos distintos que levam ao mesmo destino, o que muda é a forma em que isso é feito. No exemplo dado pelo professor, ele mostrou um programa que consumia mais memória por tentar ler uma lista grande de uma única vez e na outra situação ele mostrou outro programa que lia linha por linha do programa, otimizando o processo, economizando memória e ganhando tempo. A minha dúvida é sobre essa percepção, como é que eu vou saber qual o melhor método? Seria um "padrão" do tipo, arquivos grandes lê-se linha por linha, arquivos menores lê-se arquivo completo. É só uma dúvida mesmo que me deixou um pouco curioso.

2 respostas
solução!

Oi, Daniel, tudo bem?

A escolha do método mais adequado para resolver um problema em programação depende de vários fatores, e não há uma regra fixa que possa ser aplicada a todas as situações.

No exemplo que você citou, a escolha entre ler um arquivo todo de uma vez ou linha por linha depende do tamanho do arquivo e da quantidade de memória disponível. Se o arquivo for muito grande e a memória disponível for limitada, ler o arquivo linha por linha pode ser uma opção mais eficiente, pois consome menos memória. No entanto, se o arquivo for pequeno, pode ser mais rápido ler todo o arquivo de uma vez, pois isso evita a necessidade de acessar o disco várias vezes.

A percepção de qual é o melhor método vem com a experiência e o conhecimento sobre o problema que você está tentando resolver. Além disso, é importante considerar o contexto em que o programa será executado. Por exemplo, se você sabe que o seu programa será executado em um sistema com muita memória disponível, pode optar por um método que consome mais memória, mas é mais rápido.

A prática é uma ótima maneira de desenvolver essa percepção. Ao resolver problemas reais, você vai ganhando experiência e aprendendo a fazer escolhas mais eficientes.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum!

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Muito esclarecedor, obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software