1
resposta

[Dúvida] Como descubro em qual porta o projeto está sendo executado?

Não ficou claro como saber qual o endereço a aplicação está disponível

1 resposta

Olá, Paulo!

Entendo que você esteja com dúvidas sobre como identificar em qual porta a aplicação está sendo executada. No texto da aula, é mencionado que a aplicação está sendo executada na porta 8080. Isso é determinado pelo comando go run main.go.

Logo após executar esse comando, é informado que a aplicação estará disponível em forma HTTP na porta 8080. Para acessá-la, você deve usar o IP da sua máquina seguido da porta 8080. No exemplo dado na aula, o endereço ficou assim: 192.168.1.23:8080.

Se a sua aplicação estiver rodando corretamente, ao acessar esse endereço no navegador, você verá um texto "404 page not found". Isso não significa que há um erro, mas sim que a aplicação está funcionando e apenas não encontrou uma página para exibir.

Para confirmar que tudo está ok, você pode adicionar "/leo" ao final da URL. Se a aplicação estiver rodando corretamente, você verá a seguinte mensagem: {"API diz": "E ai leo, Tudo beleza?"}.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software