Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Como definir quais são as perguntas/informações primordiais?

Supondo que eu queira validar com meu cliente se um produto novo que minha organização pretende lançar faz sentido para sanar uma dor do meu cliente. Como eu posso chegar nas principais perguntas que mais fazem sentido serem perguntadas? Como eu faço a definição do que é crucial perguntar e o que não é tão relevante?

1 resposta

Olá, Thaís! Tudo bem?

Primeiramente, boas vindas ao fórum Alura! 💙

Esse é um ponto muito importante quando falamos sobre validação de um novo produto. Antes de montar o questionário, vale pensar com clareza no que a empresa realmente quer descobrir com as respostas das pessoas clientes.

No seu caso, como a ideia é entender se o produto resolve uma dor real, o primeiro passo pode ser definir qual é essa hipótese principal. Por exemplo: qual problema esse produto pretende resolver? Essa dor aparece com frequência para o público? As pessoas já usam alguma alternativa hoje?

A partir disso, as perguntas ficam mais direcionadas. Algumas perguntas abertas podem ajudar bastante, como:

Qual é a maior dificuldade que você enfrenta hoje em relação a esse problema?

Como você costuma resolver essa situação atualmente?

O que faria você considerar usar uma nova solução?

Também pode ser interessante incluir perguntas de múltipla escolha, principalmente quando você quiser comparar respostas com mais facilidade, como o nível de importância de determinada funcionalidade ou a frequência com que aquela dor acontece.

Outra dica é testar o questionário com um grupo pequeno antes de aplicar para mais pessoas. Assim, você consegue perceber se alguma pergunta ficou confusa, repetitiva ou distante do objetivo da pesquisa.

Você já tem alguma hipótese sobre a principal dor que esse produto pretende resolver? Compartilhe aqui, pois isso pode ajudar a pensar em perguntas ainda mais certeiras para a validação.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!