Olá,
Não consegui compreender como dar um prazo de entrega do projeto contando os pontos das historias. Não ficou claro mim.
Alguém pode me ajudar?
Olá,
Não consegui compreender como dar um prazo de entrega do projeto contando os pontos das historias. Não ficou claro mim.
Alguém pode me ajudar?
Olá, Erica, tudo bem?
Antes de responder de fato sua dúvida, gostaria de trazer alguns conceitos prévios para reforçar o argumento. Sendo assim, temos que nas metodologias ágeis, utilizamos as sprints como ciclo de entregas de determinada funcionalidade do produto que está sendo desenvolvido. Ao final de cada Sprint, se avança no desenvolvimento do projeto e são feitas reuniões para revisar o que foi feito e planejar o próximo ciclo.
Dentro do mundo ágil, costuma-se organizar o escopo do projeto por "partes", ou seja, em vez de tentar desenvolver todos os recursos do software propostos em um único projeto grande e rigoroso, o ciclo de vida de desenvolvimento de software Ágil divide o processo de desenvolvimento em fases chamadas de releases. O release planning é uma forma de gerenciamento de produtos que leva em conta a natureza intangível e flexível do desenvolvimento de software. Devido a este fato, a release se refere a períodos de tempo reservados para trabalhar em um escopo limitado do projeto geral. As sprints, portanto, funcionam como pequenos ciclos de desenvolvimento do produto, que, por sua vez, foram previstos nas releases, e podem ser vistas como este trabalho de construção do escopo limitado do projeto geral.
Entrando na sua dúvida, os storypoints são estimativas relativas de esforço, ou seja, não medem exatamente o tempo que se leva para desenvolver um software se não que seu esforço, complexidade e risco. Sendo assim, ao estimar com storypoints não se estima exatamente quanto tempo se leva para desenvolver aquilo se não qual nível de esforço que exige, quais as complexidades envolvidas e qual risco que se corre ao desenvolver determinada história de usuário. Ao que pese tudo isso, durante diálogo na planning, é possível negociar aquilo que cada pessoa desenvolvedora vai produzir em cada ciclo de sprint e não estimar todo o projeto com base nisso. Diante mão, se estimam histórias do usuário, que somadas a um todo maior (pensado nas releases), pode dar uma noção ao Product Owner e aos stakeholders, sobre qual será o tempo médio para o desenvolvimento do projeto. Contudo, devido ao caráter de grande volatilidade inerente ao mercado da tecnologia, deve-se produzir etapa por etapa de modo a evitar retrabalhos.
Esse debate é complexo e estamos aqui para ajudar! Você conseguiu entender melhor?
Obrigada pela participação! Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.
Olá Bruna, muito obrigada pela sua explicação. Agora sim consegui entender.
Obrigada novamente!