2
respostas

[Dúvida] Como criar um app web para monitoramento com Power BI

Boa tarde,

Coloquei está pergunta antes mas não estou mais achando então faço de novo. Eu tenho um banco MySQL hospedado no AWS RDS e quero fazer vários Dashboards para monitorar dados do meu banco de modo automático.

Até agora no curso não vi ainda como fazer isso. Mesmo publicando os dados usando a atualização automática ela só acontece se o computador que usei de gateway está ligado, não acontece conectando diretamente ao meu ambiente na nuvem.

Queria saber como se faz isso no PowerBI? É possível? Conectar diretamente a meu banco na nuvem e que meus dashboards sejam atualizados automaticamente com o banco ou o PowerBI é só para relatórios estáticos e não monitoramento?

Se o PowerBI não servir, há alguma ferramenta que sirva para dados que não sejam timeseries que vocês recomendam?

Eu tenho um sistema parecido com o InfluxDB e o Grafana e é essa mesma ideia que eu quero, mas para dados não temporais. Posso fazer isso com PowerBI? Como? Há algum curso ou artigo aqui na Alura que me mostre como?

Eu busquei mas não achei. Agradeço a ajuda Adriana

2 respostas

Olá, Adriana! Entendo sua dúvida em relação à criação de um aplicativo web para monitoramento com o Power BI. Vou tentar esclarecer suas questões.

O Power BI é uma poderosa ferramenta de visualização de dados e relatórios interativos, mas a sua funcionalidade de atualização automática de dados está mais voltada para a integração com fontes de dados que possam ser programadas para atualizar os dados periodicamente, como bancos de dados SQL Server, Azure SQL Database, entre outros.

No caso específico de um banco de dados MySQL hospedado no AWS RDS, a atualização automática dos dados no Power BI pode ser um pouco mais complexa de ser configurada. Uma opção seria utilizar o recurso de "Gateway de Dados Local" do Power BI para conectar o seu banco de dados MySQL com o Power BI Service na nuvem. O gateway permitirá que os dados sejam atualizados automaticamente, mesmo que o computador esteja desligado.

No entanto, é importante ressaltar que o Power BI não é a ferramenta mais adequada para monitoramento em tempo real de dados não temporais, como o caso do InfluxDB e Grafana. O Power BI é mais orientado para análise e exploração de dados históricos.

Se você está buscando uma solução de monitoramento em tempo real para dados não temporais, o Grafana pode ser uma escolha mais adequada. Ele possui recursos avançados de visualização e monitoramento de dados, suportando várias fontes de dados, incluindo bancos de dados relacionais como o MySQL. No entanto, ele é mais focado em métricas temporais.

Caso você decida usar o Power BI para outras análises e relatórios que não exijam monitoramento em tempo real, a Alura possui cursos sobre Power BI que podem ajudá-lo a aprender como criar dashboards e relatórios interativos. Você pode encontrar esses cursos no site da Alura pesquisando por "Power BI".

Espero que essas informações tenham sido úteis! Se tiver mais alguma dúvida, fique à vontade para perguntar.

Obrigada!