1
resposta

[Dúvida] Como criar código para design system

Olá, na aula de comunicação direcionada o professor mostra a parte de instalação do design system. Como é feito esses códigos? Não ficou claro na aula se ele que fez ou se foi um desenvolvedor.

Gostaria de saber mais sobre esse assunto, do design para o código (npm, yarn, arquivos)

Obrigado,

1 resposta

E aí Vini, como que cê tá, meu querido?

Então, a documentação de um design system é feita por vários profissionais, dependendo da viabilidade da equipe. Então pode ter o DesignOps, o UX Writer e o Desenvolvedor atuando juntos, porque ambos tem espaço dentro do DS pra documentar elementos, componentes, padrões, casos de uso (no caso do DesignOps), guia de conteúdo, acessibilidade, voz e tom (no caso do UX Writer) e utilização dos elementos no código e bom aproveitamento deles (no caso do Desenvolvedor). Vc pode reparar que muitos design systems por aí possuem uma área mostrando como que as pessoas podem começar a utilizá-lo. Se ela é aberta, significa que qualquer pessoa pode brincar com aquele produto, como é o caso do Material Design que permite que várias pessoas criem apps com ele. Alguns são fechados, porque é uma biblioteca específica que só pode ser usada pelos colaboradores da empresa em questão.

O que mostrei na aula foi mais um exemplo de "preview de código" que pode ser incluido no zeroheight (ou qualquer outra plataforma de documentação) demonstrando como uma pessoa desenvolvedora tbm pode consumir daquela documentação na prática, começando pela importação do design system na sua própria máquina, e em seguida entendendo todos os comportamentos.

Caso este post tenha lhe ajudado, clique em ✓ Marcar como solução. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software