1
resposta

[Dúvida] Como correlacionar e ordenar os métodos para um estudo eficaz?

Olá, recentemente tenho me interessado pelos métodos de aprendizagem e tentado aplicar de forma eficaz. Por gostar de uma abordagem mais analítica, por vezes, ainda me sinto um pouco perdida na aplicação de exercícios e revisão de erros? Alguma dica?

Desde já, agradeço.

1 resposta

Oi Mariana, como vai?

Entendo essa necessidade. Acredito que é possível organizar as técnicas de forma mais visível e analítica. Você poderia, por exemplo, reunir suas percepções em uma planilha e até gerar gráficos para analisar como está se desenvolvendo ao longo do tempo.

• Estabeleça metas SMART e a divida em partes menores. Marque na sua agenda momentos de checkpoint para visualizar como está o andamento da meta. Atualize em sua planilha como está o andamento do processo.
  • Faça provas e testes com você mesma nesses momentos. Se desafie a colocar em prática aquilo que aprendeu em determinado período de tempo, sem consultar as anotações ou as aulas. Dê uma nota para seu desempenho e perceba os pontos que precisam de mais atenção.
  • Não deixe de ter uma visualização e celebração para quando cumprir cada parte da meta. Isso faz com que seu corpo perceba que está evoluindo, e deixa a memória bem guardada!

Montando uma planilha com os momentos de "checkpoint", o desempenho nos testes e suas percepções na pirâmide de níveis, acredito que você possa ter um acompanhamento analítico de como tem sido o progresso em seus estudos.

Espero que essas dicas sejam de alguma ajuda, Mari.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!