1
resposta

[Dúvida] Como configurar Speed e Duplex auto

Estive efetuando a configuração sem nenhum problema enquanto utilizava o cisco packet tracer. No entanto eu vim olhar o forum para verificar a dúvida do pessoal sobre a matéria e tem muita gente comentando sobre esse "problema" sobre para que serve o Duplex e etc. Ex:

interface FastEthernet0/0
ip address 191.168.3.7 255.255.255.0
duplex auto
speed auto
!
interface FastEthernet0/1
ip address 192.168.3.5 255.255.255.0
duplex auto
speed auto

Como que eu vizualizo essas informações e principalmente manipulo elas? Pois seguindo, somente, o que o instrutor pediu não é possível verificar essas informações. Não sei se pulei alguma coisa das aulas, porém não compreendi muito essas configurações.

edit: Como que eu faço para ter essa informação de como tudo está configurado?

1 resposta

Vinicius, essas são as configurações padrão de auto-negociação para as interfaces ethernet. Aliás, trata-se de uma das facilidades que vieram com o padrão 802.3 (Ethernet).

Não fosse isso, teríamos que configurar manualmente a velocidade e o modo de transmissão da interface (isso para todas as interfaces). O protocolo garante que as interfaces "conversem" e decidam a melhor configuração em comum que ambas suportam.

Quanto a velocidade, poderia ser 10Mbps, 100Mbps, 1Gbps, 10Gbps, 40Gbps, e por aí vai. No exemplo que você colocou, a maior velocidade da FastEthernet é 100Mbps.

Já os modos de transmissão, poderiam ser: half-duplex - a transmissão ocorre em ambos os sentidos, mas apenas um por vez pode transmitir full-duplex - a transmissão ocorre em ambos os sentidos, e ambos podem transmitir e receber simultaneamente

Há ainda o modo simplex, onde a transmissão ocorre só em um sentido, mas não ocorre em redes locais. Um exemplo seria uma antena de TV transmitindo seu sinal.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software