Alguém pode me dar dica de como ser fullstack a partir dessas duas carreiras ?
O que estudar primeiro ou intercalar.
Obs: Comecei a estudar Java e decidi estudar JS agora, comecei na carreira node e estou terminando as práticas do módulo base
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Alguém pode me dar dica de como ser fullstack a partir dessas duas carreiras ?
O que estudar primeiro ou intercalar.
Obs: Comecei a estudar Java e decidi estudar JS agora, comecei na carreira node e estou terminando as práticas do módulo base
Oi, Victor.
Como você já está finalizando a base de Node.js, o caminho fica mais claro.
Embora a vontade de ver o projeto pronto seja grande, o equilíbrio entre o que acontece "por baixo dos panos" (back-end) e o que o usuário vê (front-end) precisa de uma ordem lógica.
Como você já começou por Node.js, termine de entender bem como o servidor lida com requisições. Antes de pular para o React, garanta que domina:
async/await é fundamental para ambas as frentes.Estratégia: intercalar ou focar?
Para quem tá começando, intercalar pode gerar confusão. Cada biblioteca ou framework tem suas próprias regras.
Lembra de que a jornada de aprendizado não é uma corrida. O melhor é entender bem como os dados trafegam entre o servidor e o navegador do que tentar decorar todas as funções de uma vez.