Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Como começar a construir um projeto?

Olá!
Sou uma pessoa que estou em transição de carreira e estou iniciando minha caminhada na área de tecnologia e sempre fico na dúvida, como eu começo a construir um projeto na área que quero seguir (UI/UX)? Alguma dica do que posso fazer primeiro para construir um portfólio?
Obrigada!

1 resposta

Oi, Thais! Tudo bem?

Desejo boas vindas ao universo de UI/UX Design e à área de tecnologia! Essa dúvida é super comum e completamente normal para quem está em transição de carreira. Construir o primeiro projeto e dar o pontapé inicial no portfólio pode parecer um grande desafio, mas o segredo está em começar com pequenos passos estruturados.

Para te ajudar a clarear as ideias, separei um guia prático por onde você pode começar:

1. Escolha um problema real do seu dia a dia
    Não tente criar o próximo "Super Aplicativo" do zero logo de cara. Olhe ao seu redor:
  • Existe algum aplicativo que você usa e acha confuso ou difícil de navegar?

• Tem algum comércio no seu bairro (uma padaria, uma ONG, uma pet shop) que precisa de um site ou de uma solução digital simples?

• Dica: Resolver um problema real, mesmo que seja um redesenho (redesign) de algo que já existe, é a melhor forma de mostrar a sua capacidade de análise.

1. Siga o Processo de UX (O seu "Caso de Estudo")
    No mercado de UX, os recrutadores não olham apenas para telas bonitas; eles querem ver como você pensa. Por isso, estruture o seu projeto em etapas claras:
  • Imersão/Pesquisa: Entenda o problema. Faça perguntas simples para potenciais usuários (amigos, familiares ou conhecidos). Por que eles sentem dificuldade com isso?

• Ideação: Comece a rascunhar soluções no papel (os famosos wireframes de baixa fidelidade).

• Testes e Validação: Mostre os rascunhos para alguém e veja se a pessoa entende o fluxo.

1. Ferramenta e UI (Visual)
    Depois de entender a lógica do seu projeto, passe para a parte visual:
  • O Figma é a ferramenta padrão do mercado hoje. Pratique criar os fluxos e aplicar componentes básicos nele.

• Não se preocupe em criar layouts extremamente complexos agora. Foque na clareza, na acessibilidade e na facilidade de uso para o usuário.

1. Como montar o Portfólio sem experiência?
  • Onde postar: Plataformas como o Behance, o Notion ou até um artigo detalhado no Medium são excelentes para expor seus projetos.

• O que escrever: Em vez de apenas colocar imagens das telas finais, conte uma história. Escreva um texto explicando: Qual era o problema? O que você descobriu na pesquisa? Como resolveu? E qual foi o resultado visual? Isso é o que chamamos de UX Case Study (Estudo de Caso).

Por onde começar hoje?
Uma sugestão para o seu primeiríssimo passo é fazer um exercício de Redesign. Escolha uma única funcionalidade de um aplicativo que você usa muito (por exemplo: o fluxo de acompanhar um pedido ou a tela de configurações) e tente desenhar uma versão que você considere mais intuitiva e agradável.

Aproveitando a sua bagagem: de qual área você está vindo na sua transição de carreira? Muitas vezes, habilidades do seu campo anterior são super valiosas e servem como um grande diferencial em UX!

Conteúdos para complementar seus estudos
Esse conteúdo pode estar em inglês, para traduzi-lo utilize o tradutor automático do navegador ou clique com o botão direito do mouse sobre a página e selecione a opção Traduzir para o português.

Espero ter ajudado, conte sempre conosco por aqui durante a sua jornada!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado