6
respostas

Dúvida como colorir de forma correta uma ilustração.

Olá boa noite, estou recomeçando a ilustrar, e estou tendo uma dúvida/problema, inicio o processo no papel, faço a vetorização do desenho no ilustrator, mas como não gosto de utilizar o mesmo para a parte de colorir o desenho eu dou um CTRL+C no vetor e colo no photoshop e faço a pintura nele, porém ao terminar, o projeto não é mais vetor, ele agora é pixels, tem como evitar isso, para quando eu aumentar a imagem ela não perca qualidade ? E também é aconselhável esse processo ?

6 respostas

Olá Aron, tudo bom?

Se você quer que o desenho se mantenha escalável como vetor, esse processo não é a melhor opção. Você pode colorir pelo próprio Illustrator... Caso utilize cores sólidas, degradês e padrões, os preenchimentos também serão escaláveis.

A primeira parte do seu processo está correta. Desenhe no papel, vetorize os contornos, defina o estilo do traçado, copie e, a partir daqui, inicie o processo de coloração em uma nova camada.

Fazemos exatamente isso no curso de Illustrator: criação de ilustração vetorial. Dá uma olhadinha lá e, em caso de de dúvida, é só chamar por aqui.

Um abraço,

Bruno

Olá Aron, como vai?

Quando você cola um vetor do AI no PS, você tem algumas opções, que aparecem nesta janela:

Objeto Inteligente

Nesta primeira opção, você vai colar o vetor direto do Illustrator no Photoshop. Não há como editar âncoras nem nada do gênero, mas o objeto inteligente escala como vetor, ou seja, você consegue aumentá-lo ou diminuí-lo sucessivas vezes sem prejuízo da qualidade do gráfico, enquanto seu layer se mantiver como Objeto Inteligente.

Você consegue inclusive mexer no vetor no AI e atualizar facilmente no Ps, mexendo nas opções de camada do Objeto Inteligente para revincular ao arquivo. Ele manterá inclusive efeitos e ajustes de camada já feitos.

Se for apenas a base para uma pintura a ser executada com layers acima, é uma boa opção, ainda que a pintura executada no photoshop não seja vetor e, se aumentada, continuará perdendo qualidade.

Neste caso, sugiro conhecer o tamanho final do projeto de antemão ou errar sempre para cima, ou seja, trabalhando com gráficos provavelmente maiores do que os finais.

Demarcador

Com essa opção você consegue colar um vetor para fazer uma máscara com sua forma sobre uma camada abaixo, que pode ser também um vetor, colado como Objeto Inteligente. Assim você consegue mexer com efeitos sobre as formas em cima de texturas e padrões legais.

Um exemplo aqui: fiz no AI um efeito de ruído em um retângulo laranja, para criar textura; copiei e colei como objeto inteligente no PS; depois criei um circulo em vetor no AI e colei como demarcador por cima.

Você consegue aplicar todos os tipos de efeito sem rasterizar, também. Aqui, por exemplo, apliquei uma sombra projetada sobre o círculo.

Você consegue inclusive alterar a forma da forma colada como demarcador, até mesmo aumentando ou mudando a forma com suas âncoras e beziers, sem perda de qualidade.

Camada de Forma

Você consegue colar como forma e manter os pontos e âncoras do vetor, mas é bem limitado o que você pode fazer com vetores compostos.

Acaba que é necessário muito layerwork de photoshop e preenchimentos diversos, de maneira que, de forma gerla, é mesmo mais fácil resolver o vetor no illustrator antes.

Em suma...

De forma geral, você até consegue trabalhar legal com a integração de vetores no Photoshop e dar soluções criativas, principalmente em projetos majoritariamente trabalhados no PS, mas de forma geral, estou com o Bruno: Vetor é melhor trabalhar no AI mesmo até o ponto de sua necessidade e só depois de bem adiantado, colar no Photoshop, já no tamanho que o projeto necessita ou pelo menos um pouco maior, para que você possa rasterizar e trabalhar mais tranquilamente.

Qualquer dúvida estamos aí.

Hummm entendi, no caso eu estou usando agora o Affinity Design para windows, que também é um software de vetor, então é "mais ou menos" a mesma coisa, você consegue os mesmo resultados, porém quando copio a arte do Affinity não me aparece a janela de escolha, seja para colar como objeto inteligente, pixel e etc, deve ser por não compatibilidade entre os softwares.

Porém no caso de eu não precisar alterar o tamanho da arte, eu comece no papel, faço o traçado no Illustrator ou no Affinity e em seguida faço a pintura no photoshop, lembrando que não haverá alteração de tamanho, o resultado é muito satisfatório, correto ? seja para web ou para impressão, só vou alterar caso web o DPI e o formato de cor, assim também caso seja para impressão.

E também fica a dica para quem sabe em um futuro cursos para os softwares da Affinity que agora temos para windows, tanto o Affinity Design quanto o Affinity Photo, que são concorrentes para o pacote Adobe, e que são tão bons quanto.

Exatamente, Aron!

Se for para tela, pode trabalhar com o documento em baixa resolução e se for para impressão profissional 300 dpi. Se for para impressão doméstica ou em bureau rápido, até 150 dpi segura.

Se você conseguir medir certinho o tamanho final do vetor no affinity para depois colar no photoshop e ajustar antes de rasterizar a camada, o tamanho vai ficar bom e vai ser rasterizado na resolução do documento.

Vou fazer um test-drive dos produtos da Affinity, obrigado pela dica! E depois compartilha aqui no forum os seus desenhos! =)

Um abraço.

Faz sim, ainda tem alguns bugs mas acredito que seja por terem lançado a muito pouco tempo, e estão trabalhando nisso.

Opa claro que posto, vou deixar alguns links.

https://www.facebook.com/profile.php?id=100010770633568&sk=photos&collection_token=100010770633568%3A2305272732%3A69&set=a.346306335738385.1073741830.100010770633568&type=3

Gostei, cara! Você tem estilo =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software