1
resposta

[Dúvida] Como apresentar

Olá pessoal, tudo bem? Durante o curso, trabalhamos utilizando a Tripideias como exemplo para compreender melhor a área de UX. Porem, agora que cheguei na parte de montar o portfolio eu gostaria de utilizar um case de estudo diferente, onde surgiu a minha duvida. Por exemplo, se eu quero criar uma outra empresa fictícia, que ao invés de um aplicativo estivesse interessada em testar um produto. Como eu faria, para simular a pessoa alvo que o cliente deseja e o objetivo que ele quer atingir com o seu produto? E como eu faria com as perguntas e respostas para entender melhor quem seria a persona e quais a reais necessidades dos usuários? E no caso da prototipagem de um produto fictício, eu poderia "inventar" os resultados das pesquisas? Existe alguma base de dados ou portal que nos ajude a criar essas narrativas de forma mais próxima da realidade? Obrigado pela atenção

1 resposta

Olá Vinícius! Tudo bem?

É ótimo ver que você está avançando no curso de UX Design e já está pensando em como montar seu portfólio. É isso aí!!

Quando se trata de criar um case de estudo fictício para o seu portfólio, existem algumas estratégias que você pode utilizar. Por exemplo, para simular a persona e o objetivo do cliente, você pode começar definindo as características demográficas e comportamentais da persona que você deseja criar. A partir disso, você pode pensar nos objetivos específicos que essa persona teria com o produto, como aumentar a produtividade ou reduzir determinado tipo de erro, por exemplo.

Quanto às perguntas e respostas para entender melhor a persona e as necessidades de usuários e usuárias, você pode criar questionários fictícios e entrevistar pessoas imaginárias que se encaixem no perfil da persona que você criou. Por exemplo, você pode criar perguntas sobre as necessidades e desafios que a persona enfrenta e como ela espera que o produto resolva esses problemas.

No caso da prototipagem de um produto fictício, você pode "inventar" os resultados das pesquisas, mas é importante que esses resultados sejam coerentes com as características e necessidades da persona que você criou, ok? Lembre-se de que o objetivo é demonstrar suas habilidades em UX Design, então é importante que o seu trabalho seja consistente e coerente.

Quanto a bases de dados ou portais que possam ajudar a criar narrativas mais próximas da realidade, existem algumas opções. Você pode pesquisar por estudos de caso de empresas reais e se inspirar neles para criar a sua narrativa fictícia. Além disso, você pode buscar por dados demográficos e comportamentais de diferentes grupos de pessoas para embasar a criação da sua persona.

Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer. Estou aqui para te auxiliar!

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!