1
resposta

[Dúvida] Como analisar o gráfico de barras ou colunas empilhadas?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Fiz o gráfico, mas ainda tenho bastante dificuldade para interpretá-lo. Por exemplo, na categoria de Preços visualmente conseguimos enxergar que houve um maior percentual de clientes insatisfeitos com o preço, mas qual é esse percentual? Se todos estão abaixo dos 25%... Seguindo temos a satisfação que está acima de 50% mas abaixo de 75%, e plenamente satisfeito entre 75% e 100%...Não sei se analisa assim, mas fica confuso, alguém poderia me dar uma dica de como analisar esse gráfico?

1 resposta

Oi Joyce, tudo bem?

Você pode incluir os valores, para enxergar os percentuais de cada pedaço da barra, mas isso pode deixar o gráfico um pouco poluído.

O principal uso que faço com este tipo de visualização é justamente ter uma idéia, uma intuição de onde estão os maiores agrupamentos das categorias que preciso analisar com mais detalhes.

Por exemplo, na linha do que você você observou, o preço, é a maior causa de insatisfação (diria que um pouco mais de 13%, pela escala do gráfico), mas este já o seu primeiro "insight", independente do valor exato.

Outra coisa interessante que, por exemplo, eu observei, olhando o gráfico, a maior insatisfação é o preço, e a mior satisfação é a qualidade. Essas duas coisas geralmente são opostas mesmo.

Talvez uma ação com esta análise seria reforçar a qualidade dos produtos juntos aos clientes, para minimizar esta possível sensação do preço alto.

Espero ter ajudado.

=)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software