Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Como adiciono uma linha no fstab?

Utilizei comando

sudo vi /etc/fstab

mas não sei como adicionar uma linha abaixo para adição da linha referente a montagem do disco. Existe algum atalho?

2 respostas
solução!

Opa, Amir, tudo bem?

  • Abra o arquivo com o comando sudo vi /etc/fstab.
  • Quando você estiver na linha onde deseja adicionar a nova entrada, após navegar com as setinhas, pressione a tecla o. Isso vai inserir uma nova linha abaixo da linha atual e colocar o editor no modo de inserção.
  • Agora você pode digitar a entrada que deseja adicionar.
  • Quando terminar, pressione Esc para sair do modo de inserção.
  • Por último, digite :wq e pressione Enter para salvar as alterações e sair do editor.

Inclusive, é importante ter cuidado ao alterar as configurações do arquivo fstab. É recomendado sempre fazer um backup do arquivo antes de fazer quaisquer alterações.

Se outra dúvida surgir, estamos aqui.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Oi Amir, segue abaixo o exemplo do meu fstab. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

  1. UUID é o identificador da partição, aqui você pode usar o UUID, o Label (se estiver configurado) ou o caminho da partição (Como por exemplo /dev/sdb1). O recomendado é usar sempre o UUID, porém, colocar a partição como /dev/sdb1 também funciona. Para você descobrir o UUID, você pode executar blkid /dev/sdb1 (executando só blkid mostra as UUIDs de todas as partições).
  2. Ponto de montagem, é o diretório onde a partição será montada. Você não pode montar a partição em um diretório que já se encontra em uso... para teste, geralmente é utilizado o /mnt como na imagem, mas se você for fazer isso em produção ou em um local definitivo, é interessante criar um novo diretório.
  3. É o filesystem (sistema de arquivos) que será utilizado nesse ponto de montagem. Você também pode colocar auto nesse campo, que o sistema operacional irá detectar qual filesystem essa partição está utilizando, mas se você já tiver formatado essa partição, é melhor configurar o filesystem (como feito na imagem) para não ter problemas.
  4. O campo defaults indica as configurações em que esse ponto de montagem irá trabalhar... se você não estiver fazendo um ponto de montagem muito fora do padrão, você pode usar essa opção defaults mesmo... apenas para esclarecer, a opção defaults irá trabalhar com as configurações rw, suid, dev, exec, auto, nouser e async.
  5. Esse 0 é referente ao dump do sistema que nada mais é do que um utilitário de backup do sistema. O dump lê aqui o número e decide se o sistema deve ou não ser feito backup. Se estiver em 0, o dump simplesmente ignora o disco/partição.
  6. Esse 2 indica a ordem em que o fsck irá fazer a checagem do disco para verificar erros na hora do boot. Se você colocar 0 o fsck não irá verificar por erros. Colocando 1 essa partição será verificada primeiro, e colocando 2 essa partição será verificada depois que a primeira partição for verificada... no meu exemplo está 2, mas geralmente é usado 0 mesmo (Desabilitado).

Espero ter ajudado ;)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software