Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Como acompanhar o curso utilizando macOS, já que o conteúdo utiliza WSL?

Olá, pessoal!

Estou realizando este curso e estou gostando bastante do conteúdo. No entanto, encontrei uma dificuldade em relação ao ambiente utilizado durante as aulas.

O curso faz uso do WSL (Windows Subsystem for Linux), mas eu utilizo exclusivamente um Mac (macOS) e não tenho acesso a um computador com Windows. Por esse motivo, não consigo reproduzir exatamente o ambiente apresentado pelo instrutor.

Gostaria de saber se existe alguma alternativa para acompanhar o curso utilizando o macOS. É possível adaptar os comandos e seguir as atividades diretamente pelo Terminal do Mac, ou há alguma configuração equivalente que vocês recomendam?

Caso não exista uma adaptação, vocês sugerem que eu apenas acompanhe a parte conceitual do curso ou existe alguma outra forma de realizar as atividades práticas?

Agradeço desde já pela ajuda e pela orientação!

2 respostas
solução!

Olá Lucas! Tudo bem?

Que bom saber que você está gostando do conteúdo do curso. Sobre sua dúvida, você não precisa necessariamente de uma máquina Windows para acompanhar as aulas práticas.

O WSL (Windows Subsystem for Linux) é utilizado nas aulas para oferecer, no Windows, um ambiente de terminal semelhante ao Linux. Como você utiliza macOS, pode acompanhar boa parte das atividades diretamente pelo Terminal do Mac, já que o macOS é baseado em sistemas Unix/BSD. Por isso, muitos comandos usados no Linux também funcionam de forma parecida no macOS.

Com isso, comandos de navegação, manipulação de arquivos e uso de ferramentas de linha de comando costumam funcionar normalmente, como:

cd
ls
mkdir
rm
cp
mv
ssh
curl
git

A principal diferença pode aparecer quando o instrutor instalar programas ou ferramentas pelo terminal. No WSL/Linux, utilizamos o comando:

sudo apt install nome-do-programa

Esse comando é específico de distribuições Linux, como Ubuntu, e não funciona diretamente no macOS. No Mac, a alternativa mais comum é usar o Homebrew, um gerenciador de pacotes bastante utilizado no macOS.

Antes de usar o Homebrew, você pode verificar se ele já está instalado com:

brew --version

Se ele estiver instalado, você poderá usar comandos como:

brew install nome-do-programa

Caso o comando brew não seja reconhecido, será necessário instalar o Homebrew primeiro pelo site oficial: brew.sh. Nessa mesma página há o comando de instalação.

Então, a recomendação é: siga as aulas pelo Terminal do macOS e adapte apenas os comandos que forem específicos do Linux/WSL, principalmente os relacionados à instalação de pacotes. Em boa parte do curso, isso deve ser suficiente para acompanhar as atividades práticas.

Você já chegou a abrir o Terminal do macOS para testar algum dos comandos apresentados nas aulas?

Os em inglês, você poderá utilizar a tradução automática do navegador

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Ok, muito obrigado!