Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Como acompanhar as aulas e ferramentas quando eu uso o MacBook?

Estou tentando praticar os exercícios da aula no meu MacBook, mas as explicações são voltadas para Windows. Alguém sabe como posso usar os mesmos comandos e ferramentas do Linux no macOS?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
3 respostas

Olá amigo.
Linux e Mac são praticamente irmãos.
Pode utilizar os mesmos codigos sem medo.
Eles tem algumas diferenças mas geralmente na instalaçao de pacotes.
Por opção pode utilizar uma VM ou um container Ubuntu no Docker.
Comente ai qualquer duvida.
Bons estudos.

solução!

Boa noite Lucas!

O macOS é um sistema operacional baseado em UNIX, assim como o Linux. Isso significa que, na verdade, o seu MacBook está muito mais próximo do ambiente Linux do que o Windows.

Você não precisará do WSL (Windows Subsystem for Linux) que os usuários de Windows usam. Você já tem (quase) tudo o que precisa.

1. O Terminal

Onde os usuários de Windows usam o "PowerShell" ou "Prompt de Comando (CMD)", e os de Linux usam o "Terminal", você no Mac também usará o Terminal.

• Como encontrar: Vá em Aplicativos > Utilitários > Terminal.app. (Ou simplesmente pressione Cmd + Espaço para abrir o Spotlight e digite "Terminal").
  • Comandos: A grande maioria dos comandos básicos do Linux funcionará exatamente da mesma forma no seu Terminal do macOS:
    • ls (listar arquivos)
    • cd (mudar de diretório)
    • pwd (mostrar o diretório atual)
    • mkdir (criar diretório)
    • cp (copiar)
    • mv (mover/renomear)
    • rm (remover)
    • grep, sed, awk, nano, vim... todos eles já vêm instalados.
2. Homebrew (O Gerenciador de Pacotes)

Essa é a parte mais importante. No Linux, você usa ferramentas como apt (no Ubuntu) ou yum para instalar novos programas (ex: apt-get install git). No macOS, a ferramenta padrão da comunidade para isso é o Homebrew.

Pense nele como a "App Store" para ferramentas de linha de comando.

• Como Instalar o Homebrew:
    Abra seu Terminal e cole o seguinte comando, depois pressione Enter:

/bin/bash -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/HEAD/install.sh)"

Ele pedirá sua senha de administrador do Mac para continuar.

• Como Usar o Homebrew:
    Depois de instalado, sempre que o curso disser "instale [ferramenta] usando apt", você fará:

brew install [nome-da-ferramenta]

Por exemplo, para instalar git ou node:

brew install git
    brew install node

3. Se Você Realmente Precisar de um Linux Completo

Para a maioria dos cursos de desenvolvimento, o Terminal do macOS + Homebrew é mais do que suficiente.

No entanto, se o curso exigir algo muito específico do kernel do Linux, ou se você quiser um ambiente 100% idêntico ao Ubuntu, suas melhores opções são:

1. Docker Desktop for Mac: A ferramenta mais moderna. Permite que você rode "contêineres" Linux na sua máquina. É leve e muito usado no mercado de trabalho.
  2. UTM (Recomendado para Macs M1/M2/M3): É um software de virtualização gratuito e excelente para rodar um sistema Ubuntu completo no seu Mac com Apple Silicon.
  3. Parallels Desktop (Pago): Uma opção paga, mas extremamente rápida e bem integrada para rodar VMs (Máquinas Virtuais) do Linux ou Windows no Mac.

Resumo:
Para começar, apenas abra o Terminal e tente seguir com as aulas. Tente também pesquisar mais sobre seu Sistema Operacional, se aprofundar mais para buscar os detalhes de compatibilidade com as ferramentas citadas, com os cursos e tudo mais. As instruções acima foram genéricas. Qualquer coisa comente mais detalhadamente o que está acontecendo para ser fornecida uma resposta mais precisa.

Nossa, me ajudou muito!
Obrigado por suas dicas e todo seu conhecimento!