Como que eu faço pra apagar o commit que eu fiz na branch errado?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como que eu faço pra apagar o commit que eu fiz na branch errado?
Oi João! Tudo bem?
Para apagar um commit que você fez na branch errada, você pode usar o comando git reset:
Verifique o histórico de commits: Use git log para ver a lista de commits recentes e identificar o commit que você deseja remover.
Use o comando git reset: Se o commit que você deseja apagar é o mais recente (ou seja, o último commit), você pode usar o seguinte comando para removê-lo:
git reset --hard HEAD~1
Isso irá remover o último commit e todas as alterações feitas por ele. Se você quiser manter as alterações no seu diretório de trabalho, use --soft em vez de --hard.
Atualize o repositório remoto: Se você já empurrou esse commit para o repositório remoto, você precisará forçar a atualização do repositório remoto com:
git push origin nome-da-sua-branch --force
Tenha cuidado ao usar o --force, pois ele pode sobrescrever as alterações de outras pessoas (caso esteja colaborando com alguém).
Lembre-se de que manipular o histórico de commits pode ser perigoso se você estiver trabalhando em equipe, então certifique-se de comunicar qualquer alteração aos seus colegas de projeto.
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do fórum :)
Abraços e bons estudos!