Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Comentários

Se eu escrever minha aplicação todinha comentada, linha por linha, e depois fizer uma versão idêntica, porém sem nenhum comentário, a primeira vai ser mais lenta que a segunda (já que a primeira pode ter quase o dobro de caracteres que a segunda) ou os comentários são descartados na compilação pra bytecode?

Fiz até um teste: public class Main { // declaração da classe public static void main(String[] args) { // declaração da procedure System.out.println("Hello world!"); // imprime a expressão “Hello world” no console da IDE } // fim da procedure } // fim da classe que tem 204 caracteres (sem contar os espaços)

public class Main { public static void main(String[] args) { System.out.println("Hello world!"); } } //esta versão tem 87 caracteres, sem contar este comentário e os espaços

3 respostas

Penso que a JVM não precise dos meus comentários (kkk), mas não custa perguntar.

solução!

Oi Marcos,

Os comentários em código Java, e em muitas outras linguagens de programação, são ignorados pelo compilador durante o processo de compilação. Isso significa que, ao compilar seu código, os comentários não são incluídos no bytecode gerado. Portanto, a versão da sua aplicação com comentários não será mais lenta que a versão sem comentários, já que os comentários são descartados.

Por exemplo, no seu código:

public class Main { // declaração da classe
    public static void main(String[] args) { // declaração da procedure
        System.out.println("Hello world!"); // imprime a expressão “Hello world” no console da IDE
    } // fim da procedure
} // fim da classe
public class Main {
    public static void main(String[] args) {
        System.out.println("Hello world!");
    }
}

Os dois arquivos após compilado ficam com 414 bytes

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Perfeito! Obrigado!