Olá, Glauber! Tudo bem?
Pelo que você descreveu, parece que há um problema de configuração ou bloqueio em sua rede que está impedindo o comando ping e tracert de funcionarem corretamente para sites externos.
Uma possível causa para isso é a configuração do firewall ou de algum roteador que está bloqueando o tráfego ICMP, que é o protocolo utilizado pelo comando ping e tracert. Verifique as configurações de segurança em seu roteador ou firewall para garantir que o tráfego ICMP esteja permitido.
Outra possibilidade é que o seu provedor de internet esteja bloqueando o tráfego ICMP para sites externos. Nesse caso, você pode entrar em contato com o suporte técnico do provedor para obter mais informações sobre essa restrição.
Além disso, certifique-se de que você está digitando corretamente os comandos ping e tracert. Por exemplo, para pingar um site externo, você deve usar o comando "ping www.exemplo.com" no prompt de comando do Windows.
Espero que essas dicas possam te ajudar a solucionar o problema. Se ainda tiver dúvidas, estou aqui para ajudar!
Bons estudos!