1
resposta

[Dúvida] Comando para rodar o banco

Qual comando no terminal você está usando para rodar o banco? Porque toda vez eu vou até o Docker Desktop e clico no botão "Start Run" para rodar o contêiner específico desse projeto.

1 resposta
  1. Verificando se o contêiner está em execução Antes de iniciar, você pode verificar se o seu contêiner já está rodando com o seguinte comando:
docker ps

Isso vai listar os contêineres em execução. Caso o seu contêiner não apareça, você pode iniciá-lo com o comando abaixo.

1. Iniciando um contêiner Se o contêiner que você quer rodar já foi criado, você pode iniciar ele com o seguinte comando:
docker start <nome_ou_id_do_conteiner>

Onde é o nome ou ID do contêiner que você quer rodar. Você pode encontrar o nome ou ID ao rodar docker ps -a.

1. Rodando um contêiner a partir de uma imagem (se não tiver sido criado) Se você ainda não criou o contêiner e quer rodar o banco de dados pela primeira vez, você pode usar um comando como este (exemplo para rodar um contêiner do PostgreSQL):
docker run --name meu_banco -e POSTGRES_PASSWORD=minha_senha -p 5432:5432 -d postgres

Explicando o comando:

**--name meu_banco: dá um nome ao seu contêiner, facilitando a referência.

-e POSTGRES_PASSWORD=minha_senha: define a senha do usuário postgres.

-p 5432:5432: mapeia a porta do banco (5432) para o host (se estiver usando PostgreSQL).

-d: roda o contêiner em segundo plano (detached mode).

postgres: é a imagem que você está usando (neste caso, PostgreSQL).**