1
resposta

[Dúvida] comando kill -STOP

oi gente , gostaria de esclarecer uma dúvida minha, o comando kill -STOP + número do processo ele paraliza o precesso para iniciar novamente é o comando kill -CONT + número do processo . a minha dúvida é que quando eu reinicio o processo ele não volta ao que era antes por exemplo usei o nano . é isso mesmo que acontece ou é apenas com o nano? quando eu digo que não volta o que era antes é porque não volta o nano como editor de texto fica como apenas um bloco de notas

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Eudson, isso que você percebeu é normal mesmo!

O comando kill -STOP pausa o processo e o kill -CONT faz ele continuar, mas nem todos os programas lidam bem com isso, especialmente os interativos, como o nano. Quando você pausa o nano, ele perde o controle da interface do terminal, então quando volta, a tela pode ficar “quebrada” ou sem aquele visual de editor de texto, parecendo só um bloco de notas simples. Isso não significa que o comando está errado, é só uma limitação do tipo de programa. Esses comandos funcionam melhor pra processos que rodam em segundo plano, como scripts ou serviços, e não pra programas que dependem da tela pra exibir conteúdo em tempo real.