Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida com WIP

Como eu sei qual será o meu período de análise no WIP? Eu posso selecionar um prazo de análise qualquer, ou existem padrões? Por exemplo, eu quero analisar 15 dias de trabalho. E o que acontece quando eu tenho um projeto que já começou, como eu posso iniciar a minha análise do WIP?

2 respostas
solução!

Olá, Julio!

Não existe um prazo fixo ou padrão que deve ser seguido universalmente. A escolha do período de análise depende muito das características específicas do seu projeto e da dinâmica da equipe.

Se você deseja analisar um período de 15 dias de trabalho, isso é perfeitamente aceitável. A ideia é escolher um intervalo que forneça informações suficientes para entender o fluxo de trabalho e fazer ajustes necessários. É importante que o período escolhido seja representativo para as operações da equipe, para que as métricas coletadas sejam significativas.

Quanto à questão de iniciar a análise do WIP em um projeto que já começou, você pode começar a análise a qualquer momento. O ideal é começar a coletar os dados do WIP desde o início do período de análise escolhido, mesmo que o projeto já esteja em andamento. Isso significa que você deverá registrar todas as tarefas que estão em processo de produção no momento em que começar a análise e acompanhar essas tarefas até que sejam concluídas, além de novas que se iniciem no período.

Lembre-se de que o objetivo de analisar o WIP é identificar gargalos e melhorar a eficiência do processo produtivo. Portanto, ajustes no período de análise podem ser necessários conforme você vai ganhando mais insights sobre o projeto e a equipe.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Muito obrigado pelos esclarecimentos Victor! Abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software