2
respostas

Olá, No caso vi no curso que foi com as variáveis de debug ativa e outras coisas que ainda não foram vistas Quais a preocupações a mais que precisa na hora de uma aplicação python django? Tem algum tutorial a mais ou recomendações aqui mesmo?

Questão la do deploy se usa mais aquele comando screen mesmo? Ou tem outras opções como outras stacks (nginx, apache, uso do pm2, sysctl{comando linux para manter comando rodando também, não lembro se é exatamente assim, mas é parecido rsrs} e etc) ?

Exemplo no nodejs ou js tem o PM2 que é muito utilizado, tem algo assim também no python?

Ou rodou o comando, deixa rodando e tudo beleza mesmo?

2 respostas

Oi Ewerton, como vai?

Entendo suas preocupações sobre o deploy de uma aplicação Django e as opções disponíveis para gerenciar processos em produção. Vamos por partes:

  1. Variáveis de Debug e Segurança: Quando você faz o deploy de uma aplicação Django, é crucial desativar o modo de debug (DEBUG = False) para evitar a exposição de informações sensíveis. Além disso, certifique-se de configurar corretamente o ALLOWED_HOSTS e usar um gerenciador de senhas para variáveis sensíveis.

  2. Gerenciamento de Processos: No mundo Python, uma ferramenta popular para gerenciar processos é o Gunicorn, que é um servidor WSGI para aplicações Python. Ele é frequentemente usado em conjunto com o nginx para servir aplicações Django em produção. O nginx atua como um servidor proxy reverso, lidando com solicitações HTTP e servindo arquivos estáticos.

  3. Outras Ferramentas: Assim como o PM2 é usado em aplicações Node.js, no ecossistema Python, além do Gunicorn, você pode usar o supervisor para gerenciar processos. O supervisor é uma ferramenta que permite que você inicie, pare e reinicie processos, além de monitorá-los.

  4. Screen e Alternativas: O screen é uma boa ferramenta para manter processos rodando em segundo plano, mas para aplicações em produção, o uso de supervisor ou systemd é mais recomendado, pois eles oferecem mais controle e confiabilidade no gerenciamento de processos.

  5. Tutoriais e Recomendações: Existem muitos tutoriais online que cobrem o deploy de aplicações Django com nginx e Gunicorn. Recomendo procurar por tutoriais que abordem o uso dessas ferramentas em conjunto com a AWS ou outra plataforma de sua escolha.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Legal, bom saber que o PM2 também funciona com python, não sabia Já estou acostmado a lidar com ele No caso a parte do nginx também é tranquilo, porque já tenho conhecimento Só preciso mesmo que o serviço suba a API do DRF na porta X e expor ela para o "mundo"

Valeu pelos lembretes quando ao deploy, o legal que não tem build, .env prod e .env dev e etc E aquelas tralhar todas, do mundo JS/TS

Qual você utiliza mais ai Armano?