Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida com relação ao Jenkins fazer o Build automaticamente pra produção

Boa tarde, Tenho uma dúvida (talvez por falta de conhecimento mesmo no Jenkins). No curso, para realizar o Build na máquina de produção foi somente necessário o Jenkins que fez de forma automática após configurar as informações do Tomcat da máquina de produção e o shell. No mercado vejo muitas pessoas comentando que utilizando o Puppet para fazer esse Build. Gostaria de saber qual a diferença em fazer esse Build direto do Jenkins e utilizar o Puppet como intermediário.

2 respostas
solução!

Olá Bianca, tudo bem? Nesse caso acho que é a diferença é que ambos vão "se completar", porque o Puppet nesse cenário vai fazer o processo de configuração da máquina, ou seja você vai poder fazer um deploy do zero, o Puppet vai instalar tudo que você precisa como Java (JRE), Tomcat, banco de dados se você utilizar diretamente na máquina, no caso o Puppet pode pegar uma máquina limpa sem nada instalado e fazer todas essas instalações e então a máquina vai estar pronta para que o Jenkins faça o deploy da aplicação na máquina. Por exemplo, digamos que na nuvem da AWS você queira fazer deploy de uma nova versão da aplicação em um nova máquina (limpa, sem nada instalado), então nesse cenário você pode usar o Puppet e o Jenkins juntos como detalhei anteriormente.

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Bom dia Jonilson, tudo bem? Muito obrigada pelo seu retorno. Esclareceu perfeitamente minha dúvida.

Att,

Bianca

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software