Nos modelos em cubo no caso ficamos limitados a somente três dimensões, e quando a consulta exige mais dimensões qual o tipo de modelagem?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Nos modelos em cubo no caso ficamos limitados a somente três dimensões, e quando a consulta exige mais dimensões qual o tipo de modelagem?
Oii Francisco, tudo bem?
A modelagem é a mesma, você pode ter quantas dimensões forem necessárias dentro de um cubo. Entretanto, ao analisar todos dados que você tem, fazer as entrevistas e extrair os indicadores, você vai decidir qual modelagem você vai usar nessa dimensão: Star Schema ou Snowflake, mas em questão de dimensões dentro de um cubo, quantas você precisar.
Espero que eu tenha conseguido explicar bem. Qualquer coisa é só me falar, tá bom? :)
Oi Maria com certeza eu posso estar fazendo confusão com os conceitos, mas eu entendi que um cubo tem somente três dimensões(altura, largura e profundidade) e que as dimensões fazendo uma analogia com o relacional seria o que vem depois do where e portando ficaria limitado a três critérios especificos.
Oii Francisco,
Desculpa pela demora em dar o retorno.
Certo, eu entendi o que quis dizer. Matematicamente um cubo tem três dimensões mesmo, que é a altura, largura e profundidade.
Entretanto, falando em termos de dados e tabelas dimensões e fatos, um cubo/olap, pode ter quantas forem necessárias.
Espero que tenha ficado mais claro. Qualquer coisa só falar :)