1
resposta

Dúvida com relação a definição de objetivos corporativos

Não entendo de onde vem os “Objetivos Corporativos”, se eles foram criados pelo cobit mesmo ou se vem de outro método ou framework?

Quem são os responsáveis por definir/escolher esses objetivos corporativos para a organização?

O documento do framework cobit2019 mostra 13 Objetivos Corporativos, no caso tem que ser escolhidos apenas dentro desses 13 ou podem haver outros em outro lugar, ou “inventados” por quem os define/escolhe?

1 resposta

Caro Diego,

Obrigado pela sua postagem!

Os objetivos corporativos são criados pela Governança das organizações composta de executivos que ao analisarem os desejos das partes interessadas, os recursos disponívels, as necessidades de negócio e a estratégia da organização como um todo direcionam a definição dos objetivos corporativos.

Sendo assim, objetivos corporativos normalmente existem (devem ser fruto de uma análise de negócio e não invenção) em qualquer organização minimamente organizada e estrutuura em nível de Governança e visão estratégica independente de aplicar ou não o framework de COBIT.

Você deve estar se perguntando mas então, COBIT serve para que neste caso?

Para estruturar e fortalecer este processo de Governança e assim direcionar o desdobramento dos objetivos corporativos em objetivos de TI e depois em habilitadores que serão acompanhados por metas e processos em nível de operação.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software