Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Com relação a auto avaliação.

Boa noite. Tenho a seguinte dúvidas:

1. De forma prática, como devo calcular minha evolução?
  2. Existe por exemplo alguma fórmula matemática?
1 resposta
solução!

Oi, Julio. Tudo bem?

1. Como calcular sua evolução de forma prática:

• Defina metas SMART: Como mencionado na aula, suas metas devem ser Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais. Por exemplo, "Quero aprender a programar em Python e conseguir resolver problemas básicos em 4 semanas".
    • Use a Matriz de Aprendizagem: Divida seu objetivo em blocos de conhecimento e defina o que você espera alcançar em cada semana. Por exemplo, na primeira semana, você pode querer aprender a sintaxe básica do Python; na segunda, trabalhar com estruturas de controle de fluxo, e assim por diante.
    • Acompanhe semanalmente: Ao final de cada semana, verifique se você atingiu os objetivos planejados. Se conseguiu, ótimo! Se não, veja o que pode ser ajustado no seu plano.
  2. Existe alguma fórmula matemática?

• Não há uma fórmula matemática específica para calcular sua evolução, mas você pode criar uma métrica simples. Por exemplo, atribua uma nota de 0 a 10 para cada meta semanal baseada no quanto você acredita ter aprendido e aplicado. No final do período, faça uma média dessas notas para ter uma visão geral do seu progresso.
    • Outra abordagem é usar porcentagens. Se você tinha 10 tópicos para aprender em um mês e aprendeu 7, então você teve 70% de progresso.

Exemplo prático:

• Semana 1: Meta - Aprender sintaxe básica do Python. Nota: 8/10.
  • Semana 2: Meta - Estruturas de controle de fluxo. Nota: 7/10.
  • Semana 3: Meta - Funções e módulos. Nota: 9/10.
  • Semana 4: Meta - Trabalhar com arquivos. Nota: 6/10.

Média de progresso: (8+7+9+6)/4 = 7.5

Um abraço e bons estudos.